Anvisa aprova novas regras para comércio de medicamentos da medicina tradicional chinesa. Produtos de origem animal estão vetados

 

Pelas novas regras da Anvisa, fica proibido o comércio de insumos de origem animalPelas novas regras da Anvisa, fica proibido o comércio de insumos de origem animalSão Paulo, 23 de abril de 2014.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na terça-feira (22) novas regras para comercialização de medicamentos da medicina tradicional chinesa no país. Entre as medidas estão a implementação de boas práticas farmacêuticas e de rotulagem, além da proibição do uso de componentes de origem animal nos produtos, como pelos, chifres e ossos de animais.

A proibição foi proposta em consulta pública lançada pelo órgão há pouco menos de um ano - cerca de 200 pessoas participaram do debate. Atualmente, esses produtos não têm registro no Brasil porque não se encaixam nas categorias de medicamentos, fitoterápicos ou alimentos.

De acordo com a resolução aprovada pela agência, haverá um monitoramento da medicina tradicional chinesa por um prazo de três anos. A partir dessa análise, a Anvisa poderá optar por registrar oficialmente esses produtos, impor condições sobre seu uso ou até mesmo bani-los.

O acompanhamento, segundo o presidente da Anvisa, dr. Dirceu Barbano, será feito a partir de informações prestadas pela população, profissionais de saúde e usuários.

As novas regras devem ser publicadas até a próxima semana no Diário Oficial da União.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(Fonte: Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.