Especialistas debatem deontologia durante encontro na cidade de SP



Especialistas debatem Deontologia durante encontro na CapitalEspecialistas debatem Deontologia durante encontro na CapitalSão Paulo, 14 de abril de 2014.

O II Encontro Nacional de Professores de Deontologia Farmacêutica e V Encontro Paulista de Professores de Deontologia Farmacêutica realizado no último sábado, dia 12, no Hotel Braston, na Capital, reuniu professores e especialistas da área para discutir sobre as práticas pedagógicas, aspectos éticos, deontológicos e da legislação pertinentes à profissão farmacêutica.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, dra. Danyelle Marini, que representou a Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (Abef), dr. Marise Bastos Stevanatorise, da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, e dra. Rosana dos Santos, representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF).O livro lançado no eventoO livro lançado no eventoO livro lançado no evento

Dr. Pedro Menegasso lançou o livro “Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos de práticas”, publicação desenvolvida em conjunto pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, Secretaria das Comissões Assessoras e Secretaria das Comissões de Ética. O material inclui a atualização do novo código de ética da profissão e está disponível. Basta solicitar na sede ou seccionais. Há também a versão eletrônica para download no portal do CRF-SP. Clique aqui e baixe o livro.  

“Muitas empresas têm procurado o CRF-SP para discutir diversos temas e uma deles é a dificuldade em encontrar um farmacêutico que consiga fazer o trabalho, não só técnico, mas que compreenda a legislação, a maneira como a empresa se relaciona com os órgãos públicos. Isso passa pelo ensino da deontologia. A iniciativa do livro foi uma maneira de tornar esse tipo de ensino mais interessante. O livro busca apresentar o estudo de casos reais e uso de mapas conceituais e legislação farmacêutica”, afirmou dr. Menegasso.(esq. p/ dir.) Dra. Helena, Dra. Ester e dr. Zubioli(esq. p/ dir.) Dra. Helena, Dra. Ester e dr. Zubioli(esq. p/ dir.) Dra. Helena, Dra. Ester e dr. Zubioli

A segunda parte do encontro debateu o ensino da deontologia sob diversas perspectivas. A professora Helena Onishi Ferraz, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) falou sobre o uso de mapas conceituais como estratégia de ensino de deontologia e legislação farmacêutica. Já a professora Ester Dalla Costa, da Universidade Estadual de Londrina apresentou o modelo de dramatização para a educação farmacêutica.

Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), dr. Arnaldo Zubioli, discutiu os princípios éticos e filosóficos da formação acadêmica dos farmacêuticos. “Não preocupo em formar farmacêuticos. Se eu conseguir formar o cidadão, já me dou por satisfeito”, afirmou. O professor Alexsandro Macedo Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora, falou sobre estudo de casos no ensino farmacêutico, um instrumento pedagógico que permite chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva sobre um determinado problema, propiciando o raciocínio crítico e argumentativo do estudante.dr. Alexsandro, dra. Amali e dr. Lorandidr. Alexsandro, dra. Amali e dr. Lorandidr. Alexsandro, dra. Amali e dr. Lorandi

Os debates retornaram na parte da tarde e contaram com a mesa-redonda: “Gestão da transversalidade do ensino dos conteúdos de ética, deontologia e legislação sanitária no projeto pedagógico de curso”, em que participaram a especialista em pedagogia, professora Amali de Angelis Mussi, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e o dr. Paulo Lorandi, professor da Universidade Católica de Santos (Unisantos), que dividiram suas experiências no ensino de deontologia. Dra.  Amouni e dra. DanyelleDra. Amouni e dra. DanyelleDra. Amouni e dra. Danyelle

“A grande preocupação que temos claro é que algo precisa mudar, renovar com uma proposta pedagógica diferentes, mas não podemos deixar o conhecimento de lado. Eu sou um defensor ferrenho das disciplinas e do conhecimento aprofundado, mas também da capacidade de interlocução com as outras formas de entender o mesmo problema”, afirmou o dr. Lorandi.

O encontro foi concluído por meio do debate sobre novas perspectivas no processo de formação referente às questões do ensino da deontologia e da legislação sanitária professora. As discussões foram moderadoras por dra. Amouni Mourad e dra. Danyelle Marini, da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.

O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), dr. Alexandre Correia.


Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP



 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Especialistas debatem Deontologia durante encontro na Capital

São Paulo, 14 de abril de 2014.

O II Encontro Nacional De Professores De Deontologia Farmacêutica e V Encontro Paulista De Professores De Deontologia Farmacêutica foi realizado no sábado (12), no Hotel Braston, na Capital, reunindo professores e especialistas da área para discutir sobre as práticas pedagógicas, aspectos éticos, deontológicos e da legislação pertinentes à profissão farmacêutica.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, dra. Daniele Marini, representando a Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (Abef), dr. Marise Bastos Stevanatorise, da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, e dra. Rosana dos Santos, representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Durante a sua participação, o dr. Pedro Menegasso, lançou o livro “Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos de práticas”, publicação desenvolvida em conjunto pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, Secretaria das Comissões Assessoras e Secretaria das Comissões de Ética. O material inclui a atualização do novo código de ética da profissão e estará disponível gratuitamente para os farmacêuticos interessados no tema. Basta solicitar na sede ou seccionais. Haverá também a versão eletrônica para download no portal do CRF-SP.

‘Muitas empresas têm procurado o CRF-SP para discutir diversos temas e uma deles é a dificuldade em encontrar um farmacêutico que consiga fazer o trabalho, não só técnico, mas que compreenda a legislação, a maneira como a empresa se relaciona com os órgãos públicos. Isso passa pelo ensino da deontologia. A iniciativa do livro foi uma maneira de tornar esse tipo de ensino mais interessante. O livro busca apresentar o estudo de casos reais e uso de mapas conceituais e legislação farmacêutica”, explicou o presidente.

A segunda parte do encontro debateu o ensino da deontologia sob diversas perspectivas. A professora Helena Onishi Ferraz, da Universidade de São Paulo falou sobre o uso de mapas conceituais como estratégia de ensino de deontologia e legislação farmacêutica. Já a professora Ester Dalla Costa, da Universidade Estadual de Londrina apresentou o seu modelo de dramatização para a educação farmacêutica.

Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), dr. Arnaldo Zubioli, discutiu os princípios éticos e filosóficos da formação acadêmica dos farmacêuticos. “Não preocupo em formar farmacêuticos. Se eu conseguir formar o cidadão, já me dou por satisfeito”, afirmou. O professor Alexsandro Macedo Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora, falou sobre estudo de casos no ensino farmacêutico, um instrumento pedagógico que permite chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva sobre um determinado problema, propiciando o raciocínio crítico e argumentativo do estudante.

Os debates da parte vespertina contaram com a mesa-redonda: “Gestão da transversalidade do ensino dos conteúdos de ética, deontologia e legislação sanitária no projeto pedagógico de curso”, em que participaram a especialista em pedagogia, professora Amali de Angelis Mussi, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e o dr. Paulo Lorandi, professor da Unisantos, que dividiram suas experiências no ensino de deontologia.

“A grande preocupação que a gente tem claro é que algo precisa mudar, renovar com uma proposta pedagógica diferentes, mas não podemos deixar o conhecimento de lado. Eu sou um defensor ferrenho das disciplinas e do conhecimento aprofundado, mas também da capacidade de interlocução com as outras formas de entender o mesmo problema”, afirmou o dr. Lorandi.

O encontro foi concluído através do debate sobre novas perspectivas no processo de formação referente às questões do ensino da deontologia e da legislação sanitária professora. As discussões foram moderadoras por dra. Amouni Mourad e dra. Daniele Marini, da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.

O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), dr. Alexandre Correia.

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.