CRF-SP participa do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Público presente durante o Cosems 2014Público presente durante o Cosems 2014Público presente durante o Cosems 2014Ubatuba, 03 de abril de 2014.

De 2 a 4 de abril, o CRF-SP participa no XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, Cosems 2014, na cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. São mais de 1.300 profissionais de saúde que se encontram para debates, discussões e cursos de capacitação.

No estande do CRF-SP, os participantes têm à disposição a cartilha com informações sobre saúde pública, além do documento elaborado pelo CRF-SP com diretrizes para contribuir na estruturação da assistência farmacêutica, folderes orientativos e edições da Revista do Farmacêutico. Os membros do Grupo Técnico de Apoio ao Município (Gtam), também estão de plantão no estande para tirar dúvidas de gestores de saúde em relação à assistência farmacêutica.Estande do CRF-SP no CosemsEstande do CRF-SP no CosemsEstande do CRF-SP no Cosems

Alguns secretários de saúde como os dos municípios de Francisco Morato (SP), Taquarituba (SP), Pirassununga (SP), Santos (SP), Apiaí (SP), Charqueada (SP) e Paraibuna (SP) e outros representantes estiveram em contato com a equipe do Gtam e conheceram mais as propostas para que o farmacêutico efetivamente faça parte do serviço público de saúde e contribua tanto com a gestão do município quanto com o usuário de medicamentos.

Para dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, o objetivo da presença do Conselho no Cosems é o de trabalhar. “Estamos aqui com o Gtam para trabalhar junto aos secretários municipais de saúde. A expectativa é de fazermos negociações com gestores para que os municípios atendam cada vez mais as necessidades dos usuários dos serviços de saúde”.

Estande do CRF-SP no CosemsEstande do CRF-SP no CosemsEstande do CRF-SP no CosemsJá dra. Cláudia Cristina Pereira de Araújo, membro do Gtam e vice-coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP, essa proximidade com o gestor mostra a preocupação do Conselho não só com a regularidade técnica, mas com a assistência farmacêutica integrada. “Temos uma preocupação com a população para que ela tenha o melhor do nosso serviço. Estar num congresso com gestores que podem viabilizar esse projeto é muito importante e esclarecedor em alguns casos”.

O prefeito de Ubatuba, Maurício Humberto Moromizato (PT), destacou que há anos não se fazia uma licitação para a compra de medicamentos e a cidade sofria com altos custos por medicamentos adquiridos por medidas judiciais, situações que estão mudando.

Clique aqui para visualizar o documento com diretrizes para estruturar a assistência farmacêutica do CRF-SP. Dowloads na parte link para cartilha saúde pública.

Clique aqui para visulizar a Carta de Ubatuba aprovada no Cosems 2014

Thais Noronha