Resolução da Anvisa proíbe uso, comércio e manipulação do insumo farmacêutico Tiratricol

 

Resolução da Anvisa proibe uso, comércio e manipulação do insumo farmacêutico TiratricolResolução da Anvisa proibe uso, comércio e manipulação do insumo farmacêutico TiratricolSão Paulo, 17 de janeiro de 2013.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução no Diário Oficial da última segunda-feira (14/01) determinando a suspensão da importação, fabricação, distribuição, comércio, manipulação e uso do insumo farmacêutico Tiratricol, também conhecido como ácido triiodoacético. A medida foi adotada porque a agência verificou que a substância não apresenta segurança à saúde humana.

O tiratricol é uma substância sintética muito utilizada com a finalidade de emagrecimento. O insumo é comumente manipulado em farmácias, inclusive na forma injetável, sozinho ou associações. Ele imita a ação dos hormônios tireoidianos no organismo. Esse princípio ativo acelera o metabolismo, provocando uma ação semelhante ao hipertireoidismo. A substância pode provocar a elevação da pressão arterial e levar até a um infarto.

Clique aqui e veja a publicação do Diário Oficial.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.