Senado aprova projeto de lei que garante vacina gratuita contra HPV a meninas de nove a 13 anos


Senado aprova projeto de lei que garante vacina gratuita contra HPV a meninas de nove a 13 anos  Senado aprova projeto de lei que garante vacina gratuita contra HPV a meninas de nove a 13 anos São Paulo, 12 de setembro de 2012

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (12) a proposta de projeto de lei que garante a oferta gratuita da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) na rede pública de saúde a meninas de nove a 13 anos. Atualmente, a vacina é vendida na rede privada e pode custar até R$ 1.000.

O projeto de lei também prevê que profissionais do SUS esclareçam a essas beneficiárias sobre a transmissão, sintomas e métodos para prevenir as doenças causadas pelo vírus, além de incluir que hospitais e postos de saúde da rede pública garantam o acesso a todo e qualquer atendimento complementar necessário.

O HPV pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral, anal, genital e da uretra. É um vírus sexualmente transmissível e está relacionado ao câncer desses órgãos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina em meninas nessa faixa etária é mais eficaz por muitas ainda não terem vida sexual ativa.

O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados e, se aprovado, vai para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Brasil)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.