Campanha do CRF-SP quer garantir orientação adequada no ato da dispensação da pílula do dia seguinteCampanha do CRF-SP quer garantir orientação adequada no ato da dispensação da pílula do dia seguinte

 

São Paulo, 26 de abril de 2011.

O uso abusivo da pílula do dia seguinte por parte de mulheres que, de forma equivocada, estão tratando esse medicamento como principal método contraceptivo foi tema de reportagens em importantes veículos de imprensa nas últimas semanas.

Em duas matérias, a diretoria do CRF-SP foi entrevistada para esclarecer dúvidas da população e divulgar a mais recente campanha de educação em saúde, cujo objetivo é justamente conscientizar a população sobre os riscos que o uso incorreto do contraceptivo de emergência pode causar.

À rádio Jovem Pan, em entrevista transmitida ao vivo na terça-feira (19 de abril), o diretor-tesoureiro dr. Pedro Menegasso ressaltou o caráter educativo da campanha do Conselho ao promover uma grande capacitação (ocorrida três dias antes) a farmacêuticos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a pílula do dia seguinte.

Dr. Pedro explicou que a ideia é garantir que pacientes que vão às farmácias e drogarias para comprar o medicamento sejam orientados sobre a maneira adequada de tomá-lo para garantia de sua eficácia, além de ressaltar que seu uso não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre outras informações.

Em outra reportagem publicada no portal E-Band, no sábado (23 de abril), o vice-presidente dr. Marcelo Polacow reforçou o caráter emergencial da pílula do dia seguinte, cujo uso deve se restringir a situações em que ocorram falhas de outros métodos contraceptivos, tendo a paciente se submetido à avaliação médica. Dr. Marcelo também falou sobre os riscos e efeitos colaterais provocados pelo medicamento em entrevista concedida à Rádio Estadão, em 14 de abril.

Clique aqui para ler a notícia publicada no portal E-Band.

Clique aqui para ouvir a entrevista transmitida pela Rádio Estadão.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.