Peixe da espécie niquim, que serviu de base para a descoberta feita pelo Instituto ButantanPeixe da espécie niquim, que serviu de base para a descoberta feita pelo Instituto ButantanSão Paulo, 13 de outubro de 2010.

A nova droga, desenvolvida pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para o tratamento da asma, leva vantagem sobre os corticoides normalmente usados para combater a doença, que podem causar efeitos colaterais no sistema imunológico, rins e fígado.

A partir do veneno do peixe niquim, os pesquisadores detectaram um peptídeo com propriedades anti-inflamatórias que atuam de forma mais eficiente do que os tratamentos já existentes. O peptídeo inibe a produção exacerbada das células de defesa que atuam no pulmão, e não gera efeitos colaterais.

Outro ponto positivo é que esta droga pode ser utilizada em uma quantidade menor por dose, pois a forma química do peptídeo é bastante estável, o que também permite maior versatilidade na apresentação. A descoberta já foi patenteada pelo Butantan no Brasil e está em processo de registro em outros oito países.

Medicamentos para asma

Atualmente, os medicamentos como os corticoides inalatórios são usados no tratamento e na manutenção dos pacientes com asma persistente. O problema é que para isso eles também inibem o funcionamento do sistema imunológico como um todo, além de poder acarretar problemas renais, hepáticos e osteoporose.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP, com informações da Secretaria de Estado da Saúde

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.