Slogan utilizado em ações educativas da campanha Slogan utilizado em ações educativas da campanha "Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana"

São Paulo, 8 de outubro de 2010.

Uma superbactéria resistente à maior parte dos antibióticos disponíveis no mercado vem causando um surto de infecção hospitalar no Distrito Federal. Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF, pelo menos 18 mortes teriam ocorrido em decorrência da contaminação por uma mutação da bactéria Klebsiella pneumoniae, que tem se demonstrado resistente aos tratamentos comumente usados.

O levantamento feito pela Secretaria também aponta que outros 108 pacientes podem ter se contaminado com a superbactéria. Os casos foram registrados em dez hospitais públicos e particulares da região.

Segundo informações publicadas na edição de 8 de outubro do jornal O Estado de S. Paulo, suspeita-se que a infecção estaria sendo registrada em outros estados. No Brasil, o primeiro caso de mutação da bactéria Klebsiella pneumoniae foi confirmado em 2005, em um paciente de São Paulo. O segundo foi constatado no ano passado, em uma pessoa de Londrina.

Iniciativa pioneira

A resistência bacteriana é um fenômeno provocado, principalmente, pelo uso indevido de antibióticos. E, para reverter esse quadro, o CRF-SP lançou em 2009 a campanha Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana, em parceria com outras entidades representativas das áreas da Medicina, Odontologia, Veterinária, além de órgãos do governo, para alertar a população e capacitar os profissionais de saúde sobre o panorama de crescente resistência bacteriana, principalmente pelo uso incorreto de antibióticos.

Como parte das ações, o CRF-SP está empenhado em uma série de iniciativas como um ciclo de palestras sobre o tema que percorreu diversas cidades do Estado, em que especialistas alertaram sobre a responsabilidade na prescrição e dispensação correta desse medicamento, além de munir os profissionais com informações imprescindíveis na orientação aos pacientes.

A divulgação do assunto na imprensa, a distribuição de folderes orientativos nos principais pedágios do Estado durante o feriado da Independência do Brasil, e a realização de uma grande ação educativa no Parque Villa Lobos, na capital, em 31 de julho, foram destaque da campanha do CRF-SP.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.