Imagem do selo de autenticidade que virá impresso nas embalagens de medicamentos a partir de 2012Imagem do selo de autenticidade que virá impresso nas embalagens de medicamentos a partir de 2012

São Paulo, 6 de outubro de 2010.

Ao comprar um medicamento, a partir de janeiro de 2012, o consumidor poderá conferir, no próprio estabelecimento, se o produto é verdadeiro por meio de um selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda.

Todas as farmácias e drogarias do país terão leitores óticos em que a autenticidade do produto será indicada quando o consumidor aproximar a etiqueta de segurança ao visor do terminal. O objetivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é minimizar os riscos causados pela existência de medicamentos falsificados, roubados, sem registro ou contrabandeados, no mercado nacional. Só em 2010, a Anvisa apreendeu 53.575 mil unidades de medicamentos falsificados e contrabandeados e 62,9 toneladas de medicamentos sem registro.

Recomendações
Além do selo de autencidade é fundamental que o consumidor fique atento a alguns itens como: exigência da nota fiscal, presença do farmacêutico no estabelecimento, verificar data de validade, número do lote, nome e CRF legíveis do farmacêutico responsável, se o número impresso na embalagem é o mesmo do frasco ou blister, entre outros.

Clique aqui para mais informações sobre o novo selo

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP, com informações da Anvisa