Abreu Matos era professor emérito da Universidade Federal do Ceará desde 1983. Além de criador do projeto Farmácias Vivas, foi também coordenador do Laboratório de Produtos Naturais da UFC e catedrático de Farmacognosia e Química Orgânica.

  

Aída Matos, filha do prof. Francisco Matos (UFC), recebeu homenagem especial durante o cursoAída Matos, filha do prof. Francisco Matos (UFC), recebeu homenagem especial durante o curso

 

 

Durante a primeira palestra, o dr. Panizza ressaltou a legislação, que trata sobre prescrição e recomendação de fitoterápicos e drogas vegetais, aplicável a diversas profissões da saúde. Um dos destaques foi a RDC 10/10, publicada em março pela Anvisa e que regulamenta a notificação de drogas vegetais à Anvisa. Com a RDC, os produtos passarão por testes de detecção de microrganismos, de controle de qualidade e da identidade. Além disso, a embalagem deverá conter o número de lote, datas de fabricação e validade, alegações terapêuticas, precauções e contraindicações de uso e advertências específicas.

A responsabilidade do farmacêutico na indicação de fitoterápicos e drogas vegetais foi um dos assuntos. O curso, que se estenderá até dezembro de 2010, conta com 30 módulos, entre eles: Pesquisa e Desenvolvimento de Fitoterápicos, Fitocosméticos, Farmacologia Básica e Clínica, Agronomia, Biotecnologia e Plantas Orgânicas, Farmacognosia e Farmacobotânica.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.