Incentivar os jovens a identificar sua posição no mundo como parte de um sistema de valores e relações sociais, focando em objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Esses são alguns dos papéis da Semana de Assistência Farmacêutica (SAF), que em 2010 traz o tema “De bem com a vida” para tratar de assuntos como sexo, atividades físicas, uso de medicamentos e outros. A capacitação SAF 2010 foi realizada no sábado, 20 de março, no Hotel Braston, em São Paulo, e preparou mais de 140 farmacêuticos, entre diretores e vice-diretores regionais, voluntários, membros de comissões e fiscais, para iniciarem o ciclo de palestras que ocorrerá em escolas da capital e interior do Estado. 

O conselheiro dr. Rodinei Veloso, que também integra o Comitê de Educação Permanente do CRF-SP, fez a abertura e conduziu a apresentação para as pedagogas da Colmeia, instituição parceira do CRF-SP, que auxiliou na adequação da linguagem do material utilizado na campanha para garantir maior proximidade, vocabulário simples e expressões comuns aos adolescentes. O evento contou ainda com a participação da dra. Priscila Dejuste, conselheira e representante do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde.

O uso correto de medicamentos é abordado mais uma vez e traz à tona a realidade dos anabolizantes na vida dos jovens. Questões sobre autoestima e domínio psicológico são uma das ferramentas sugeridas para despertar no jovem um pensamento crítico, reformador e principalmente a qualidade de vida. Além de orientar jovens sobre como uma boa alimentação, um sono tranquilo e a prática de exercícios podem influenciar positivamente para ter uma vida mais saudável, a SAF busca aproximar os adolescentes das questões sociais, culturais e orientá-los sobre os riscos a que estão sujeitos, deixando um canal de comunicação aberto para esclarecer as dúvidas, que devem ser discutidas em família ou com profissionais capacitados.

A dra. Raquel Rizzi fez um breve histórico das SAFs que integram o calendário de eventos do CRF-SP desde 2001, conforme a Lei Estadual 10.687/00, e já contaram com a participação de mais 160 mil alunos da capital e interior. “Esperamos a participação ativa das seccionais e subsedes para promovermos uma campanha eficaz e que nos aproxime cada vez mais dos jovens. É preciso levar às escolas informações de relevância para a saúde e conscientizar a população sobre o essencial papel do farmacêutico como agente da saúde”, destacou a presidente do CRF-SP.

 

 

Participante responde a questionário sobre qualidade de vida. Material foi desenvolvido especialmente para o público-alvoParticipante responde a questionário sobre qualidade de vida. Material foi desenvolvido especialmente para o público-alvo

 

 

 

 

 

Prêmio surpresa

A novidade deste ano é a premiação da Seccional ou Subsede que mais se empenhar em atingir alunos na cidade e região. O desafio está lançado para as 23 seccionais em todo o Estado e as quatro subsedes na capital. Participem!

 

Luana Frasca

Assessoria de Comunicação

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.