O diretor industrial da FURP, dr. Victor Hugo Travassos, explica que para a elaboração das bulas foram utilizadas linguagem simples para tirar as dúvidas dos pacientes e destaca a importância dessa medida. “Ter acesso claro a essas informações da bula é importante para que o paciente saiba conservar o medicamento e saiba também tomá-lo de maneira segura”, explica o diretor.

A medida atende uma determinação da Anvisa (RDC 47/09) de setembro de 2009, que entre outras regras determina a disponibilização de bulas de medicamentos em formatos especiais para atender pessoas portadoras de deficiência visual. Segundo dados da OMS, estima-se que no Brasil aproximadamente 5 milhões de pessoas sejam portadoras de alguma deficiência visual.

A FURP ampliou esse atendimento a outros usuários e está iniciando esse projeto em parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização filantrópica que há 63 anos desenvolve um grande trabalho dedicado às pessoas cegas e de baixa visão. Possui o reconhecimento público nacional e internacional pelo seu valor social e pelo alto padrão técnico-científico de seus serviços especializados.

O processo é realizado da seguinte forma: As bulas passam por um processo eletrônico de gravação e são disponibilizadas para os usuários através de arquivos digitais mp3 que serão encaminhados via e-mail, através de CD (enviados pelos Correios). Os usuários podem ainda copiar o arquivo para o celular. Num próximo passo, a previsão é que as bulas em áudio estejam disponíveis através do site da FURP, por meio de uma leitura eletrônica desse material.

Serão disponibilizadas à população cerca de 80 bulas, gravadas inicialmente em lotes de aproximadamente nove bulas. Os primeiros lotes estarão disponíveis ao público a partir da próxima semana.

Nesse primeiro momento estão sendo disponibilizadas para gravação em áudio, bulas de medicamentos utilizados para hipertensão, antibióticos, ansiolíticos, antiepiléticos, antidiabéticos e para doenças asmáticas.

Os pedidos das bulas em áudio podem ser feitos pelo SAC da FURP pelo 0800-0551530, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Informações: Fundação para o Remédio Popular

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.