A dra. Ana Maria Targa, membro da Comissão Assessora de Distribuição e TransportesA dra. Ana Maria Targa, membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transportes

Dra. Ana Maria Targa, membro da Comissão Assessora de DT mostrou aos cerca de 50 participantes (público considerado grande para as características do evento) os cuidados e principalmente as responsabilidades do farmacêutico em todos os pontos que envolvem a cadeia do medicamento.

A palestrante também enfatizou, por várias vezes, que quando a carga armazenada ou transportada envolver algum tipo de medicamento o âmbito é privativo do farmacêutico, profissional conhecedor das características do fármaco, bem como suas necessidades especiais.

Outro destaque foi a série de marcos regulatórios que devem ser cumpridos pelo setor para garantir a integridade do medicamento. Dra. Ana Targa traçou um paralelo entre a legislação brasileira com Resoluções da Anvisa, do Conselho Federal de Farmácia, Deliberações do CRF-SP, elaboração de Manual de Boas Práticas e as regulamentações nos Estados Unidos e Europa.

A dra. Leila Santos, também membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transportes do CRF-SPA dra. Leila Santos, também membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transportes do CRF-SP

O auge da palestra aconteceu quando dra. Ana mostrou uma série de imagens reais de medicamentos transportados sem nenhum critério, como uma mercadoria qualquer. As avarias eram desde empilhamento com sobrepeso, carga exposta em caminhões abertos, cargas de medicamentos misturados com tecidos, pneus, pallets quebrados, e outros produtos que podem comprometer o produto.

Armazenagem

Na segunda etapa da palestra, dra. Leila Almeida Santos, que também integra a Comissão Assessora de DT, mostrou fotos de locais de armazenamento e explicou como funcionam os sistemas que permitem total controle sobre o medicamento estocado. Controle de temperatura, umidade, local exato em que ele está alocado, validade, número do lote, nota fiscal e observações do fabricante são alguns dos dados que devem ser observados.
A palestra faz parte de uma das ações da Comissão de Distribuição e Transportes para disseminar a importância de assegurar a qualidade do medicamento desde o momento que sai da indústria até o destino final, o usuário de medicamentos. Outras palestras e eventos estão sendo agendados.