O novo serviço permite confirmar se dados como a numeração do receituário, o nome e o registro profissional habilitado que prescreveu os medicamentos controlados pela portaria 344/08 são os mesmos que constam no sistema da Covisa. A consulta dos dados também pode ser feita quando o consumidor apresentar Notificações de Receita “A”.

As Notificações de Receitas “B” são obrigatórias em casos de dispensação de medicamentos psicotrópicos, categoria da qual fazem parte os antidepressivos e os anorexígenos.  Já a exigência de Notificações de Receitas “A” ocorre quando são dispensados medicamentos entorpecentes.

Segundo a subgerente da área de Medicamentos e Produtos para a Saúde da Covisa, dra. Renata Mendes Ritti, grande parte das notificações falsificadas é utilizada para a obtenção de medicamentos anorexígenos. “O abuso de medicamentos controlados pode causar efeitos colaterais muito graves, inclusive a dependência. Daí a importância do controle dessas substâncias”, reitera a farmacêutica. 

O telefone da Covisa para confirmação das Notificações de Receitas “A” e “B” é: (011) 3350-6731*. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

*A verificação de dados dos receituários só pode ser feita quando o profissional que prescreveu os medicamentos controlados está estabelecido na cidade de São Paulo.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.