Trata-se dos chamados antibióticos aminoglicosídeos utilizados para tratar certas infecções, mas podem afetar funções renais e o sistema auditivo do indivíduo, motivo pelo qual é preciso usá-los sempre com cuidado.

No entanto, algumas crianças herdam uma mutação mitocôndrica - o m.1555A G-, formando um grupo com incidência muito alta de perda de audição, embora os antibióticos se administrem em uma dose que em outras crianças podem se considerar baixas.

No Reino Unido, cerca de 20 mil crianças nascidas prematuras são tratadas anualmente com esses antibióticos, que se utilizam também para combater infecções em pacientes de câncer e de doenças crônicas como a fibrose cística.

Os especialistas em genética, que estudaram mostras de sangue de mais de 9 mil crianças, descobriram que um em cada 500 delas tinha a mutação genética que a tornava vulnerável a esses antibióticos de amplo espectro.

Em sua carta ao New England Journal of Medicine, a geneticista que dirigiu o estudo, Maria Bitner-Glindzicz, afirma que todas as crianças afetadas "sofrem surdez permanente".

Ela propõe examinar as crianças expondo a um tratamento com esses antibióticos, por exemplo, as que sofrem de leucemia ou fibrose cística, para ver se sofrem essa mutação, lhes receitando algum remédio diferente.

O problema, reconhece a geneticista, é o tempo que se demora para conseguir os resultados genéticos quando se apresenta um caso urgente, sobretudo nas unidades de recém-nascidos.

Por isso, recomenda estudar a possibilidade de testes pré-natais nas mães embora seja algo.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.