Solenidade inaugura 1º congresso 100% on-line. Abertura tem como destaque palestra do escritor Augusto Cury 

 

Presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, e presidente e coordenadora da Comissão Científica do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, Dra. Patrícia MorielPresidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, e presidente e coordenadora da Comissão Científica do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, Dra. Patrícia Moriel

 

São Paulo, 11 de novembro de 2021

Com uma solenidade realizada de maneira parcialmente presencial, contando com a presença da diretoria do CRF-SP, conselheiros, delegados regionais e convidados, e obedecendo os protocolos de segurança da covid-19, foi dada a largada para o XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e Expofar. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (10) no auditório da Faculdades das Américas (FAM), na Capital, e foi transmitido ao vivo para os congressistas.

A necessidade de manter os farmacêuticos atentos às tendências da profissão no Brasil e no mundo fez com que esta edição do tradicional evento se tornasse um grande e inédito desafio para o CRF-SP. Por causa da pandemia da covid-19, o congresso está sendo realizado no modelo on-line. Serão quatro dias de debates, capacitações, troca de experiências, negócios e networking que trarão oportunidades inigualáveis de atualização nos mais diversos segmentos de atuação do profissional.

Participaram da cerimônia a diretoria do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, presidente, Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente, Dra. Luciana Canetto, secretária geral, Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira, além dos profissionais organizadores do evento: Dra. Patrícia Moriel, presidente e coordenadora da comissão científica, Dra. Raquel Rizzi, coordenadora da comissão executiva, Dra. Ana Lo Prete, coordenadora da comissão de trabalhos científicos.

Coordenadora da Comissão Executiva do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, Dra. Raquel Rizzi, e coordenadora da Comissão de Trabalhos Científicos do evento, Dra. Ana Lo PreteCoordenadora da Comissão Executiva do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, Dra. Raquel Rizzi, e coordenadora da Comissão de Trabalhos Científicos do evento, Dra. Ana Lo Prete

Dr. Marcos ressaltou que o congresso sempre foi uma atividade importante para o CRF-SP. Mas esse ano ainda mais, pois enfrentou um grande desafio, que foi a pandemia da covid-19, mas mesmo assim está realizando um evento grandioso com essa 21ª edição. Além disso, Dr. Marcos e o vice-presidente, Dr. Marcelo Polacow, confirmaram o próximo congresso, que deverá ocorrer em 2023.

A abertura foi abrilhantada pela palestra do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Dr. Augusto Cury, que durante uma hora e meia nos presenteou com sua fala sobre o autocontrole e, inclusive, ensinou algumas técnicas de como desenvolvê-lo.

Dr. Augusto Cury durante palestra on-line na abertura do Congresso Dr. Augusto Cury durante palestra on-line na abertura do Congresso

Os diretores do CRF participaram de um bate-papo com o ministrante, que ressaltou a característica de "para-raios" de dores, de conflitos e de angústias deste profissional, que deve se valorizar e ser valorizado pelo papel fundamental que tem para a sociedade.

Segundo ele, o farmacêutico tem mais contato com os pacientes do que a maioria dos médicos e precisa aprender a diferenciar o ato de se PREOCUPAR com a dor do outro da de SOFRER a dor do outro, que pode gerar uma sensação de impotência enorme no segundo caso.

Além disso, Dr. Cury ressaltou que durante a pandemia as categorias de médicos e enfermeiros foram mais aplaudidas que a de farmacêuticos, que estava o tempo todo na linha de frente, cuidando da população, fazendo testes, dispensando medicamentos e que não foi suficientemente valorizada pela imprensa e pela sociedade. "Verdadeiros heróis anônimos", destacou.

Dr. Marcelo Cunha (moderador), Dr. Augisto Cury (ministrante), Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP), Dr. Marcelo Polacow (vice-presidente). Dra. Luciana Canetto (secretária-geral) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira) (Da esq p/ dir. e de cima p/ baixo)Dr. Marcelo Cunha (moderador), Dr. Augisto Cury (ministrante), Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP), Dr. Marcelo Polacow (vice-presidente). Dra. Luciana Canetto (secretária-geral) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira) (Da esq p/ dir. e de cima p/ baixo)

 

Carlos Nascimento e Monica Neri 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.