A maior parte dos problemas ocorre com o uso concomitante de anticoagulantes com medicamentos isentos de prescrição, entre os quais os anti-inflamatórios, aspirina, suplementos e até ginko biloba – itens frequentemente prescritos para o tratamento de doenças cardiovasculares e reumáticas.

A pesquisa apontou que mais da metade da população norte-americana de idosos toma pelo menos cinco medicamentos diferentes ao mesmo tempo. O problema é que, tais substâncias, mesmo sendo utilizadas de forma correta para o tratamento de determinadas doenças, podem surtir inúmeros efeitos indesejáveis quando combinadas com outros fármacos.

 “Os efeitos das interações começam a ser observados com mais atenção agora, porque a expectativa de vida aumentou muito nos últimos anos”, comenta a coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP, a dra. Fernanda Betarello.

 A farmacêutica explica que o idoso é grande vítima das interações medicamentosas porque seu organismo, com o tempo, se torna mais vulnerável a doenças. “Com o envelhecimento, tem-se um processo de falhas no organismo. Surgem problemas cardiovasculares, circulatórios, hipertensão arterial, hormônios e enzimas deixam de ser fabricados, há perda de massa óssea, enfim, é natural que o idoso passe a necessitar de medicamentos diversos”, afirma dra. Fernanda Betarello.

No Brasil, um levantamento feito com 155 idosos internados no Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, em 2007, identificou uma média de quatro interações medicamentosas de risco por paciente. Entre eles, o efeito mais observado em decorrência de mistura de medicamentos foi o aumento de risco de sangramento e hemorragia, com 36% dos casos.

 Em outro trabalho, feito pela Santa Casa de São Paulo, 41% dos idosos analisados tomavam medicamentos inadequados, ou em doses excessivas para a faixa etária.

 Campanha

 Os riscos da automedicação, com ênfase no uso de medicamentos isentos de prescrição e à importância da orientação farmacêutica, é tema das ações promovidas pelo CRF-SP em comemoração ao Dia do Farmacêutico (20 de janeiro). 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.