Acompanhe orientações para atendimento ao idosoSão Paulo, 22 de fevereiro de 2019.

Tendo em vista a preocupação do CRF-SP no cuidado ao idoso, ressalta-se a seguir alguns pontos importantes a serem observados pelo farmacêutico no que tange ao atendimento de pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso.

O Estatuto do Idoso é regido pela Lei Federal nº 10.741/2003. Destaca-se que tal normativa preconiza a garantia de prioridade, ou seja, atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

É previsto ainda a obrigação do Estado e da sociedade, de assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais, sendo dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, vexatório ou constrangedor.

Nos estabelecimentos farmacêuticos é importante que o farmacêutico tenha o conhecimento sobre o Estatuto do Idoso e sejam elaborados procedimentos e treinamentos com a equipe de forma a cientificar e esclarecer os colaboradores sobre o atendimento preferencial aos idosos. Assim como nos atendimentos aos demais pacientes, o tratamento deve ser respeitoso, evitando sempre situações vexatórias ou constrangedoras ao idoso.

Conforme preconizado no Código de Ética Farmacêutica (Anexo I da Resolução CFF nº 596/2014) o profissional deve atuar com respeito à vida humana, sendo que a dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.

Clique aqui para acessar o Estatuto do Idoso

Portal CRF-SP www.crfsp.org.br

Setor de Orientação Farmacêutico do CRF-SP:

(11) 3067-1450 (opção 7) ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS