Descoberta há dez anos, em princípio acreditava-se que a leptina era ineficaz entre os obesos devido a uma resistência a seus efeitos. Mas a nova pesquisa descobriu que, ao tratar ratos obesos e submetidos a dieta rica em gorduras, associada ao medicamento Buphenyl (4-PBA) e ao ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA), esses animais tiveram aumentada a sensibilidade aos efeitos da leptina, que se multiplicaram por dez.

O resultado é que todos os ratos perderam peso, mesmo sem interromper a ingestão de alimentos ricos em gordura, o que levou os especialistas a cogitarem repetir o experimento em humanos para o tratamento de obesidade.

O Buphenyl é atualmente prescrito para tratar disfunções do fígado e a fibrose cística, enquanto que o TUDCA é tradicionalmente utilizado pela medicina chinesa contra doenças hepáticas.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.