Cerca de 100 farmacêuticos participaram das discussões

Os palestrantes Dr. Kleber Fernandes e Dra. Stella Maris Bernardi e Dra. Elaine Manzano, vice-coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do CRF-SPOs palestrantes Dr. Kleber Fernandes e Dra. Stella Maris Bernardi e Dra. Elaine Manzano, vice-coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do CRF-SPSão Paulo, 12 de novembro de 2018.

Farmacêuticos atuantes em logística, transporte, armazenagem e importadoras participaram no sábado, 10/11, do IV Seminário de Logística Farmacêutica do CRF-SP. Realizado na Faculdade Ibeco, na capital, o Seminário colocou em pauta, legislação, crescimento do setor e o quanto a atuação do farmacêutico é imprescindível em todos os processos relacionados à logística.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, enfatizou na abertura sobre o trabalho do CRF-SP em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN nº 5352, de autoria do governo de São Paulo, no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei Estadual nº 15.626/14, que trata da presença de farmacêutico responsável técnico nos quadros das empresas transportadoras de medicamentos e de insumos farmacêuticos.

“Tenho conversado com representantes de empresas na área e percebo que a grande maioria reconhece e quer a atuação do farmacêutico, no entanto é necessário o compromisso do farmacêutico para estar preparado e fazer a diferença no ambiente de trabalho”. O presidente também convidou os participantes a fazerem parte das Comissões Assessoras do CRF-SP, formadas por farmacêuticos voluntários, cujas discussões contribuem para ao fortalecimento das mais diversas áreas da Farmácia.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

Durante a palestra “Novas diretrizes regulatórias e atividades de responsabilidade de operações logística farmacêutica, ministrada pelo Dr. Kleber Fernandes, diretor da AGV Health & Nutrition e coordenador da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do CRF-SP em Jundiaí, o farmacêutico destacou que o profissional atuante em logística não pode ter conhecimento segmentado, é preciso entender de assuntos regulatórios, supply chain, deontologia, embalagem, bula e muito mais.

“Fico feliz em ver a plateia lotada de profissionais interessados na área, o que mais quero é trabalhar com farmacêuticos que se identificam com transporte, logística, armazenagem e distribuição, áreas que se convergem na rotina de processos, mas divergem na legislação”.

Ele ressaltou ainda que os clientes da empresa em que atua já não aceitam transportadoras sem farmacêuticos, sem licenças, sem manual de boas práticas, algumas já exigem até certificação de boas práticas.

Público lotou o auditório no IV Seminário de Logística Farmacêutica do CRF-SPPúblico lotou o auditório no IV Seminário de Logística Farmacêutica do CRF-SP

A segunda palestra foi apresentada pela Dra. Stela Maris Bernardi, membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do CRF-SP que falou sobre os desafios e oportunidades na logística farmacêutica. “No mercado atual em que vivemos com a competitividade em alta, a empresa que não se atualiza com as especificações e exigências do mercado, acaba perdendo espaço e, consequentemente, clientes. Muitos profissionais não estão atentos a esses avanços nas operações, a implementação de tecnologias da informação e de segurança são desafios que podem ser fomentados pelo responsável técnico”.

Ela destacou ainda o crescimento do segmento e-commerce e o quanto é possível se adequar a isso. “É possível garantir a qualificação do baú da motocicleta e condições para transportar um medicamento? Hoje, é possível comprar até por aplicativo”.

Membros das Comissões Assessoras de Distribuição e Transporte do CRF-SP em diversas áreas do Estado Membros das Comissões Assessoras de Distribuição e Transporte do CRF-SP em diversas áreas do Estado

Conheça as Comissões Assessoras do CRF-SP

Thais Noronha