Campanha 'Farmacêutico contra a dengue, zika e chikungunya' em Adamantina

Campanha aconteceu no Anfiteatro da Biblioteca Municipal 

 

São Paulo, 26 de março de 2019

Na manhã deste sábado, foi realizada a Campanha “Farmacêuticos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, através de uma palestra ministrada pela Dra. Érica Tiemi à população de Adamantina. Tal evento se deu no Anfiteatro da Biblioteca Municipal – localizado na Av. Ademar de Barros, 196 – Centro – Adamantina/SP e contou com a colaboração da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Adamantina e Droga Raia Adamantina. 

Capacitação para a campanha com Dr. Valter Dias da SilvaCapacitação para a campanha com Dr. Valter Dias da Silva

 

Para a realização da campanha com eficiência, na quarta-feira (20), os membros da Comissão Regional Técnica da seccional de Adamantina participaram da Capacitação para a Campanha “Farmacêuticos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, ministrada pelo Dr. Valter Dias da Silva, Delegado Regional.

Para o delegado regional, a ação foi fator determinante para esclarecer dúvidas como: quais sintomas são evidentes e que podem ser suspeitas de dengue e das outras doenças, quais medicamentos não utilizar em hipótese nenhuma, em quais situações pode-se utilizar medicamentos, entre outras dúvidas.Na avaliação do delegado regional, Dr. Valter Dias, é alarmante o crescente número de casos de dengue e das outras infecções virais em nível nacional. Em 2018, o município registrou nove casos da doença, enquanto que neste ano, somente até o mês de março, foram confirmados 42, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. “Ou seja, ações como essa são de caráter emergencial para o controle dos vetores e educação em saúde. Durante a palestra pude notar que ações simples como na prevenção de propiciar ambiente para o desenvolvimento dos mosquitos eram desconhecidas pela população. E que falar dos sinais e sintomas foram de extrema importância, com o objetivo de alertar a população sobre quando procurar assistência médica e/ou farmacêutica”.

“Trata-se de uma preocupação nacional, e não só os farmacêuticos, mas os demais profissionais da saúde devem contribuir para educação em saúde. Foi gratificante ver uma pequena parcela da sociedade participar dessa ação e tenho certeza de que vão disseminar as informações”, concluiu o Dr. Valter.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.