CRF-SP recebe vereadores e vice-prefeitos farmacêuticos

 

Objetivo é compartilhar experiências e debater temas de interesse da categoria

 

Reunião entre diretoria do CRF-SP com vereadores e vice-prefeitos farmacêuticos na Sede do CRF-SPReunião entre diretoria do CRF-SP com vereadores e vice-prefeitos farmacêuticos na Sede do CRF-SPSão Paulo, 21 de junho de 2018.

A diretoria do CRF-SP recebeu na tarde desta quinta-feira (21) um grupo de vereadores e dois vice-prefeitos de diversos municípios do Estado de São Paulo que, além de legisladores e representantes da população, também são farmacêuticos. O objetivo é promover a aproximação com profissionais que atuam no Legislativo e Executivo para que possam compartilhar experiências e debater demandas políticas no âmbito da assistência farmacêutica.

Na abertura da reunião, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, apresentou um panorama geral da entidade e as diversas ações realizadas, especialmente aquelas voltadas para divulgar o trabalho do farmacêutico junto à comunidade e a atuação política voltada para aprovação de projetos de lei que beneficiam a profissão, bem como para impedir a aprovação de proposituras que são contrárias à saúde pública.

“Nós tínhamos um anseio muito grande de conversar com parlamentares que são farmacêuticos. A categoria tem demandas específicas, e nós precisamos saber como vocês estão atuando. Algumas pautas são comuns a todos nós e representam demandas políticas para as quais precisamos de apoio”, afirmou o presidente do CRF-SP.

 

Dr. Alessandro Luiz Teixeira (vereador de Ribeirão Branco); Dr. Antônio Marques de Abreu (vereador de Tatuí) e Dra. Rozi Aparecida Domingues Soares Machado (vereadora de Ibiúna)Dr. Alessandro Luiz Teixeira (vereador de Ribeirão Branco); Dr. Antônio Marques de Abreu (vereador de Tatuí) e Dra. Rozi Aparecida Domingues Soares Machado (vereadora de Ibiúna)

  

À esq., Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP); à dir., Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP)À esq., Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP); à dir., Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP)Dr. Marcos reiterou a necessidade de se criar um canal facilitador para esse diálogo. “Todas as vezes que fomos atrás, encontramos médicos, enfermeiros, além de outras opções, mas não conseguimos conversar com farmacêuticos. A partir de agora, será muito importante nos reunirmos com os colegas que hoje estão nas câmaras para podermos nos aproximar e entender como é que podemos ajudá-los, além de abrir um canal para falarmos sobre as demandas da profissão”.

Para o vereador de Cerquilho Dr. Rodrigo Modanez, a aproximação é oportuna e pode auxiliar na defesa de interesses em comum à categoria. “Esse projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em supermercados (PL nº 9.482/2018, em tramitação na Câmara do Deputados) é exemplo de uma ação que podemos questionar com nossos colegas de partido se irão apoiar ou não a medida, e apresentar os argumentos que forem necessários com base nas informações levantadas pelo CRF-SP sobre os riscos dessa aprovação”.

Vice-prefeito de Diadema, Dr. Márcio Paschoal Giudicio sugeriu uma pauta única a ser levada aos demais representantes, incluindo a criação de datas que valorizem a atuação do farmacêutico na comunidade, entre as quais para celebrar o Uso Racional de Medicamento, Combate à Dengue e o próprio Dia do Farmacêutico, todas já instituídas em seu município.

“A cada 20 de janeiro (Dia do Farmacêutico), realizamos homenagem a todos os farmacêuticos de Diadema, seja da rede pública ou privada, e o impacto é sempre muito positivo. Sou a favor do uso da Câmara Municipal para trazer o farmacêutico à casa para nos auxiliar em ações que façam a comunidade entender a importância desse profissional, e para que o poder público compreenda que sua atuação desonera os gastos públicos e reverte em melhorias para a população”, afirmou o Dr. Marcio Giudicio.

 

Dr. Márcio Giudice (vice-prefeito de Diadema), e Dr. José Aparecido Alves (vereador de Taboão da Serra)Dr. Márcio Giudice (vice-prefeito de Diadema), e Dr. José Aparecido Alves (vereador de Taboão da Serra)

 

Vereador farmacêutico na Câmara Municipal de Taboão da Serra, Dr. José Aparecido Alves, o Cido da Farmácia, compartilhou experiências como a autoria e aprovação de projetos de lei sobre o descarte correto de medicamentos e para a contratação de farmacêuticos em todas as unidades de saúde. “Também fui eleito vice-presidente de um conselho consultivo que tem criado várias câmaras temáticas. Vou lutar para que seja criado uma sobre saúde para reforçar nosso posicionamento, inclusive em âmbito nacional”.

Os encontros da diretoria do CRF-SP com farmacêuticos que estão no Executivo e Legislativo deverão ocorrer periodicamente, e são abertos a outros profissionais de Farmácia atuantes nessas instâncias. A próxima reunião está prevista para o mês de agosto.

 

Diretoria do CRF-SP, vereadores e vice-prefeitos farmacêuticos no plenário do CRF-SPDiretoria do CRF-SP, vereadores e vice-prefeitos farmacêuticos no plenário do CRF-SP

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.