Farmacêuticos orientam sobre uso racional de medicamentos

Ação ocorreu em 14 locais do Estado

 

Farmacêutico na Praça no Parque IbirapueraFarmacêutico na Praça no Parque IbirapueraSão Paulo, 5 de maio de 2018

O CRF-SP promoveu hoje, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, uma grande ação em todo o Estado. Foram 14 locais com orientação à população sobre os riscos do uso inadequado de medicamento e a importância do farmacêutico como profissional acessível e capacitado para tirar dúvidas sobre prescrições, uso de medicamentos e outras orientações de saúde.

Intitulado Farmacêutico na Praça, o já tradicional evento tem por intuito alertar a população de que o medicamento só é seguro e eficaz quando prescrito por um profissional habilitado a realizar essa prescrição e com orientação e apoio do farmacêutico. Usar medicamentos indicados por familiares, amigos ou vizinhos, ou mesmo buscar apenas informações na internet, pode acarretar riscos à saúde.

Em São Paulo, o evento ocorreu na Vila Matilde e também no Ibirapuera, somando somente neste último, 820 atendimentos entre teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e teste de bioimpedância. Também houve orientações sobre exames laboratoriais, HIV/Aids, armazenamento correto de medicamentos, obesidade, Filtro Solar, Hidratação da pele, Medicamentos Homeopáticos, Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Suplementos Alimentares, medicamentos gratuitos e Cuidados ao idosos: queda e uso de diversos medicamentos.

Outro destaque da ação foi a exposição “Uso Racional de Medicamentos”, uma mostra com situações cotidianas em que os medicamentos são utilizados de forma incorreta, nas quais são apresentados os riscos decorrentes desse mau uso e as atitudes adequadas a serem adotadas em cada uma das circunstâncias. Um quiz também foi disponibilizado para os participantes conhecerem mais sobre medicamentos.

Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, o evento realizado no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem uma importância ainda maior porque mostra à população que ela deve sempre buscar orientações antes de tomar medicamento por conta própria. “É um evento focado na comunidade e que apresenta o farmacêutico como profissional da saúde que pode orientar e prestar serviços não só na farmácia, mas em diversas áreas. Por isso é muito importante para nós que todas as áreas da profissão farmacêutica estivessem representadas no evento, orientando a população. E por isso, trouxemos profissionais da área de saúde pública, fitoterapia, farmácia clínica, análises clínicas, entre outras, e fizemos a integração, orientando as pessoas de forma completa”, ressaltou.

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, também abordou a questão de o conselho escolher a data comemorativa para realizar a ação em todo o Estado. “O CRF foi muito feliz em escolher essa data e realizar o Farmacêutico na Praça no dia em que conscientiza a população sobre o uso racional de medicamentos. Há grandes índices de intoxicação oriundos do uso de medicamentos e o farmacêutico tem um papel fundamental nesse sentido, mas o mais importante é ver mais de cem farmacêuticos em um evento, trabalhando em prol da população com sorriso no rosto, voluntários em trabalhar a favor da população junto ao conselho. Eu acho que este é o maior presente que a gente pode ter”, completou.

Dra. Luciana Canetto, secretária-geral do CRF-SP, falou do papel do farmacêutico na prevenção de doenças. “O intuito é que a sociedade saiba que pode contar com o farmacêutico em todas as medidas de prevenção às doenças e busca do bem-estar, mas, também, se precisar, que ela busque orientações com este profissional sobre como utilizar melhor os medicamentos e ter sucesso no tratamento”, apontou.

Farmacêuticos e diretoria do CRF-SP no Parque IbirapueraFarmacêuticos e diretoria do CRF-SP no Parque IbirapueraOs voluntários em atendimento também aproveitaram a data para explicar como o farmacêutico é um profissional completo e pode atender muitas demandas de saúde da população que carece de cuidado e informação.

O farmacêutico Dr. Carlos Alberto Pires aproveitou a oportunidade para fazer uma boa ação e dividir seu conhecimento. “É uma maneira de eu compartilhar meu conhecimento e fazer parte de uma grande ação voltada para a saúde da população”.

A estudante de Farmácia do 5º semestre, Vitória Tavares, escolheu participar da ação pois gasta muito de trabalhar com as pessoas. “Eu acho que as pessoas pensam que somos profissionais de bancada, de balcão. É o momento que elas têm para ver que temos papel ativo junto à população, ajudando-as a obterem informações relevantes. E para mim traz a experiência do contato com as pessoas, saber a maneira certa de aprender, está sendo muito útil”.

A analista promocional, Vera Macedo, que estava passeando no Parque foi uma das atendidas e destacou que foi uma oportunidade muito boa e educativa de receber orientação de saúde. “Acho que sempre tem que ser feito esse tipo de exposição de informação. Que por mais que as pessoas achem que sabem o que é certo fazer, é interessante reforçar e reciclar esta informação. Nem sempre sabemos tudo e também acabamos esquecendo dos detalhes, ainda mais no estresse do dia a dia, no qual estamos sempre tomando remédios e nem sempre sabemos do mal que eles podem fazer”, enfatizou.

No interior, o evento ocorreu em Araraquara, Barretos, Bauru, Vinhedo, Fernandópolis, Franca, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São João da Boa Vista e Itapeva.

Semana do Uso Racional de Medicamentos

A autora da lei 16.448, de 31 de maio de 201631 de maio de 2016, que instituiu a Semana do Uso Racional de Medicamentos no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, vereadora Edir Sales também prestigiou a ação. Ela ressaltou que é fundamental que a população tenha conhecimento sobre os riscos do uso incorreto de medicamentos. “Nós, do poder público, também temos o dever de ajudar nessa luta, propondo leis, programas de conscientização e também incentivando e reconhecendo o empenho dos farmacêuticos”.

Diretoria do CRF-SP, conselheira federal por São Paulo, Dra. Mrgarete Kishi e vereadora Edir SalesDiretoria do CRF-SP, conselheira federal por São Paulo, Dra. Mrgarete Kishi e vereadora Edir Sales

Confira galeria de fotos na fanpage do CRF-SP. 

 

 

Monica Neri e Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.