CRF-SP apoia e participa de curso sobre Imunização e administração de vacinas

 

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e farmacêuticos participantes do cursoDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e farmacêuticos participantes do cursoSão Paulo, 9 de abril de 2018

Na manhã desta segunda-feira, 9, foi realizada a abertura do curso livre de formação complementar ‘Imunização e administração de vacinas’, realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com apoio do CRF-SP.

Presente no evento, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, falou sobre a importância da vacinação nas farmácias para ampliar o rol de serviços de saúde realizado pelo farmacêutico e contribuir que a população tenha mais acesso a essa assistência.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP“Essa capacitação, nesse momento, é extremamente necessária porque precisamos ter conhecimento técnico para administrar e armazenar a vacina, mas tem um detalhe que é mais imprescindível, que é a atitude profissional. Que vocês levem a vacinação para os estabelecimentos que atuam e ajudem a ampliar esse serviço, mas que também incentivem os colegas que ainda precisam entender a importância de termos atitude profissional e mostrar o papel do farmacêutico para melhoria da saúde”, afirmou.

Sérgio Mena Barreto, presidente da AbrafarmaSérgio Mena Barreto, presidente da AbrafarmaO presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, também apontou a necessidade de o profissional não ter medo de administrar a vacina. “É um momento para mostrar que o farmacêutico é elemento fundamental na solução de saúde do País. Se vamos começar a aplicar as vacinas nas farmácias, vamos fazer isso com o pé direito e ganhar a confiança da população na competência. Não pode ter erro, mas também não pode ter medo. Os farmacêuticos são aptos a aplicar e administrar as vacinas e a legislação brasileira nos permite isso”, apontou.

O curso ocorre em São Paulo com participação de cem farmacêuticos de todo o País e segue até sexta-feira (13). Entre os assuntos discutidos estão os princípios da imunização, tipos de vacinas, calendários de vacinação, vacinas disponíveis no Brasil, avaliação do estado vacinal e contraindicações, técnicas de administração de vacinas em crianças, adolescentes, adultos e idosos, manejo de eventos adversos pós-vacinais, legislação aplicada ao serviço de vacinação, armazenamento de vacinas e rede de frio, processo de cuidado ao paciente de vacinação e implementação do serviço de vacinação em farmácia privada.

Dra. Vanessa Farigo, Dra. Flora Genaro, Dr. José Vanilton de Almeida, Dra. Amouni Mourad e Dr. Daniel BazoliDra. Vanessa Farigo, Dra. Flora Genaro, Dr. José Vanilton de Almeida, Dra. Amouni Mourad e Dr. Daniel Bazoli

 

 

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.