Ouvidoria: saiba como utilizar corretamente

 

Antes de acioná-la, veja se a demanda pode ser direcionada a outros canais de atendimento

Ouvidoria: saiba como utilizar corretamenteSão Paulo, 27 de março de 2019.

A Ouvidoria é um serviço oferecido pelo CRF-SP, desde junho de 2018, aos farmacêuticos, empresas e à sociedade em geral. Seu objetivo é assegurar que eventuais reclamações, denúncias, solicitações, elogios ou sugestões tenham o correto encaminhamento dentro da instituição e não fiquem sem resposta, garantindo total acesso e direito à informação.

Para se ter uma ideia da importância da Ouvidoria, a área realizou 1.575 atendimentos em 2018 e, no primeiro trimestre deste ano, já foram realizados 781 atendimentos.

No entanto, antes de acionar a Ouvidoria, o usuário deve procurar os canais de atendimento disponíveis, como o próprio atendimento, no qual são realizados os protocolos de documentos; a orientação farmacêutica, para o esclarecimento de dúvidas técnicas aos profissionais inscritos no CRF-SP; e a negociação de débitos. Somente no caso das denúncias, de âmbito de apuração do CRF-SP, o registro deve ser feito diretamente na Ouvidoria.

Por isso, é importante que o usuário saiba como usar essa estrutura, uma vez que a entidade tem recebido diversos registros por meio da Ouvidoria que deveriam ter sido realizados em outros canais de comunicação. Em 2018 foram recebidas 117 manifestações inválidas e somente nos meses de janeiro a março de 2019 foram 112 atendimentos inválidos.

A farmacêutica Dra. Daniela Noronha, gerente da Ouvidoria, esclarece que o serviço é a última instância para resolver os problemas dos usuários do CRF-SP e orienta que os canais de atendimento sejam utilizados antes da Ouvidoria. “Ao acionar a Ouvidoria, lembre-se de ter em mãos o número de protocolo ou o registro de atendimento fornecido pelo departamento responsável. A Ouvidoria também fornece um protocolo e se compromete a dar uma solução ao problema em até 30 dias”, explicou.

Utilize o serviço corretamente e evite que o atendimento seja invalidado, por uma das situações abaixo:

- as que se referem a assuntos de competência de outros órgãos;

- quando o usuário recorre diretamente à Ouvidoria ou antes do prazo previsto na Carta de Serviços ao Cidadão;

- registros em duplicidade.

Veja como se comunicar com a Ouvidoria:

• Internet: www.crfsp.org.br/ouvidoria

• e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Telefone: 0800-7702273

• Via Correio ou presencial: Rua Capote Valente, 487 – Jardim América – São Paulo – CEP 05409-001 (Aos cuidados da Ouvidoria do CRF-SP)

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

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