Grupo Técnico de Trabalho de Pesquisa Clínica

Ana Tarina Pesquisa Clínica

 

Dra. Ana Tarina Alvarez Lopes - Coordenadora

Ramy   Pesquisa Clínica

     

 Dra. Ramy Gomes Marino - Vice-Coordenadora

 

Grupo Técnico de Trabalho de Pesquisa Clínica do CRF-SP foi criado em abril de 2006 e reestruturado mais recentemente em 2020. É composto por farmacêuticos atuantes na área. Seu objetivo é discutir propostas e ações, bem como assessorar a Diretoria do CRF-SP em assuntos relacionados à Pesquisa Clínica.

Aos farmacêuticos interessados em participar, basta entrar em contato com o Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Pesquisa Clínica, ensaio ou estudo clínico é um processo de investigação científica em seres humanos para desenvolvimento de novos fármacos ou tratamentos possíveis. Isso para que possamos identificar novos mecanismos de ação dentre novos fármacos ou para aqueles já existentes novas indicações em potencial. Visando melhor oferta de tratamentos e opções terapêuticas para que tenhamos melhor manejo das práticas clínicas, melhoria da qualidade de vida da população, maior desenvolvimento técnico-científico para a ciência e para as Indústrias de Biotecnologia e Farmacêutica. 

A pesquisa deverá pautar-se nos princípios éticos das Boas Práticas Clínicas (BPC), e todos os estudos deverão ser submetidos às análises éticas de um Comitê de Ética local (CEP) e sempre que necessário, à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por sua vez, regulamenta e fiscaliza os ensaios clínicos no Brasil que contenham intervenções medicamentosas ou com dispositivos. 

A Conferência Internacional de Harmonização (ICH) nos traz o conceito de GCP / ICH (Good Clinical Practice) aliado ao Documento das Américas, nos permitem conduzir simultaneamente  estudos em vários países, garantindo a confidencialidade das informações tratadas, a acurácia dos dados obtidos, a aplicabilidade da ética ao longo de todo segmento do estudo,  visando seu reconhecimento pelas agências regulatórias e contribuição à ciência, tecnologia e inovação.  

Ações - Pesquisa Clínica

Clique aqui e confira a agenda de reuniões.

Membros - Pesquisa Clínica

Dra. Amanda Canato Ferracini
Dra. Ana Tarina Alvarez Lopes
Dr. Douglas Allien Schirmer
Dr. Fernando de Rezende Francisco
Dr. Giovanni Carvalho Guzzo
Dra. Isabela de Souza Castelhano da Cruz
Dra. Lívia Costantini Patrício
Dra. Michelle Garcia Discacciati de Carvalho
Dra. Michelly Donadel Medicina
Dra. Priscila Rodrigues
Dra. Rafaela Cavalcante da Nóbrega
Dra. Ramy Gomes Marino
Dra. Waleska Kerllen Martins Gardesani