Cartilha de Resíduos e Gestão Ambiental

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) mantém em sua estrutura um fórum permanente de participação dos farmacêuticos - as Comissões Assessoras. As Comissões Assessoras do CRF-SP fazem parte de uma instância regulamentada pela Deliberação nº 04/2007 do CRF-SP. Elas são abertas e constituídas por farmacêuticos que voluntariamente participam de suas reuniões e discutem temas relativos à sua área de atuação.

Essas Comissões assessoram a Diretoria em assuntos que exijam conhecimentos específicos da respectiva área de atuação, e também funcionam como fóruns de debates para troca de informações. Neste contexto, o CRF-SP criou a Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental.

Vale destacar que, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença, o farmacêutico não pode deixar de se preocupar com a influência do meio ambiente na saúde humana”. Desta forma, a Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental elaborou esta Cartilha com informações básicas para auxiliar os farmacêuticos na tomada de decisão em sua atuação profissional relacionada aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

Além disso, conceituam-se Gestão Ambiental, Avaliação de Risco à Saúde, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que também estão direta ou indiretamente relacionados às atividades e responsabilidades dos farmacêuticos.