EM DEFESA DA SOCIEDADE E DA PROFISSÃO

Comitê Sênior

A caracterização da farmácia como estabelecimento comercial e do medicamento como um bem de consumo, desvinculados do processo de atenção à saúde, levou o CRF-SP e outras entidades farmacêuticas a instituírem, em 2006, a “Campanha Farmácia Estabelecimento de Saúde”.

Com a criação do “Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde”, o objetivo foi reorientar os estabelecimentos farmacêuticos, tornando-os capazes de atuar verdadeiramente como estabelecimentos de saúde e auxiliar o Estado na implementação de diversas políticas de orientação, prevenção e recuperação da saúde dos cidadãos.

As estratégias de ação desse Projeto são definidas pelo “Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde”, constituído em 2008.

Avanço da profissão

Diante do avanço da profissão farmacêutica, por meio de valorização profissional e diversos marcos regulatórios que envolveram o setor (RDC 44/09, Resoluções CFF 585 e 586/13 e lei 13.021/14), o CRF-SP entendeu que o antigo projeto “Farmácia Estabelecimento de Saúde” deveria ter seus objetivos modificados. Quando foi criado em 2006, tinha como principal foco a sensibilização de governo e proprietários sobre a importância de transformar a farmácia em estabelecimento de saúde, porém, com esse fato garantido por lei, o projeto passou a auxiliar o farmacêutico na implantação das diversas ações definidas nas normas vigentes.

Para acompanhar essa evolução, o logotipo e a identidade visual utilizados nos materiais do projeto foram modificadas. Com o slogan “Farmácia é estabelecimento de saúde. Esse direito é de todos”, o novo logo não utiliza mais a moeda como símbolo, já que aspectos comercias não estão relacionados com a ideia central do projeto.

2016 04 19-Farmacia estabelecimento saude mudanca logos 01

Membros Gestão 2018/2019

Coordenador: Dr. José Vanilton de Almeida

Membros:

Adriano Falvo

Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr.

Damaris Marcelino Vieira

Júlio Cesar Pedroni

Márcia Tiemi Uemura Anzai

Rodinei Vieira Veloso

Vanessa Boeira Farigo Mourad

Com o objetivo de contribuir com o uso racional de medicamentos, a valorização do farmacêutico, um ambiente compatível com as reais necessidades da população e, principalmente, a melhoria da saúde pública, o CRF-SP disponibiliza aos farmacêuticos uma série de Fascículos com a chancela da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Colabore com os próximos Fascículos. Encaminhe sugestões ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira abaixo os Fascículos já publicados:

estabelecimento saude fasciculo1

Fascículo I

estabelecimento saude fasciculo2

Fascículo II Medicamentos isentos de prescrição

estabelecimento saude fasciculo3

Fascículo III
Serviços farmacêuticos

estabelecimento saude fasciculo4

Fascículo IV
Manejo do Tratamento de Pacientes com Hipertensão

estabelecimento saude fasciculo5

Fascículo V
O percurso histórico da atenção farmacêutica no mundo e no Brasil

estabelecimento saude fasciculo6

Fascículo VI
Antibióticos

2012 04 05 fasciculo7 diabetes

Fascículo VII
Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes

2013 01 31 fasciculo8 dispensacao

Fascículo VIII
Dispensação de Medicamentos

estabelecimento saude fasciculo9

Fascículo IX
Anti-inflamatórios

Fascículo X

Cuidados Farmacêuticos no Tratamento de Pacientes com Depressão

fasciculo-XI consulta-e-prescricao-farmaceutica

Fascículo XI
Consulta e Prescrição Farmacêutica

fasciculo-XI consulta-e-prescricao-farmaceutica

Fascículo XII
Cuidados farmacêuticos no tratamento de pacientes com dislipidemias

O “Manual de Orientação ao Farmacêutico: Lei nº 13.021/2014 e a Valorização Profissional”, traz a Lei nº 13.021/2014 comentada, com foco na valorização profissional. O material foi elaborado pelo Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde e traz informações sobre como os estabelecimentos farmacêuticos podem atuar verdadeiramente como estabelecimentos de saúde.

Manual de Orientação ao Farmacêutico

Manual de Orientação ao farmacêutico
Lei Nº 13.021/2014 e valorização profissional

Com o objetivo de auxiliar o farmacêutico durante o atendimento a pacientes portadores de deficiências, o CRF-SP criou esse espaço com as legislações, orientações e artigos interessantes.

Encaminhe sugestões de material a ser publicado no espaço ACESSIBILIDADE ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Normas:

Acessibilidade-compilado-de-legislacoes-small
 d5296  nbr9050-small  Cartilha Acessibilidade nos Municípios 3º Edição
Legislação Federal sobre acessibilidade  Decreto Federal nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004   NBR 9050:2004   Cartilha Acessibilidade nos Municípios 3º Edição

Links Interessantes:

I Encontro Regional de Farmacêuticos Proprietários de Farmácia
Seccional de Bauru - 31/03/2017

I Encontro de Farmacêuticos Proprietários de Farmácia
Sede do CRF-SP - Agosto/2016

I Congresso Farmácia Estabelecimento de Saúde
Centro de Convenções Rebouças

Carta de São Paulo
Confira a "Carta de São Paulo", elaborada no I Congresso Farmácia Estabelecimento de Saúde, realizado na capital, dias 17 e 18/11/14. O documento define dez características e qualidades para fazer com que a farmácia seja reconhecida como “farmácia 10 estrelas”. Confira na íntegra aqui.

Complete os campos abaixo e envie sua mensagem.

Caso enfrente problemas com a submissão do formulário, você poderá entrar em contato por meio do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Faltam

poucos dias