Comissão Assessora de Farmácia Estética

Coordenador: Dr. Lucas Portilho Geraldo
Vice-coordenadora: Dra. Halika Groke

A Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP tem como objetivo gerar discussões que promovam o aperfeiçoamento do Farmacêutico no âmbito da Saúde Estética.

Criada no ano de 2015, a Comissão é formada por Farmacêuticos atuantes nas áreas de estética e cosmetologia e contribui para a profissão com capacitações, geração de conteúdo de trabalho e discussão sobre segurança e eficácia de procedimentos estéticos permitidos aos Farmacêuticos.

Em 2016, os membros publicaram a Cartilha da Comissão Assessora de Farmácia Estética e realizaram dois eventos sobre a área: o Encontro de Farmácia Estética, que abordou as resoluções do CFF nº 573/13 e nº 616/15 e as novas técnicas que podem ser realizadas pelo Farmacêutico na Saúde Estética; e o I Simpósio de Farmácia Estética, que abordou a Eletroterapia, a Laserterapia e os Procedimentos Invasivos Não cirúrgicos.

A saúde estética é a área da saúde voltada para a promoção, proteção, manutenção e recuperação estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando-se para isso produtos, substâncias, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do paciente.

Desde a publicação da Resolução nº 573/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), os farmacêuticos regularmente inscritos em seus respectivos Conselhos Regionais estão habilitados a exercer atividades na área de estética, além da possibilidade de serem responsáveis técnicos por estabelecimentos de saúde estética. A publicação da normativa representou um marco para a profissão ao agregar mais uma área ao âmbito de atuação do farmacêutico, com grandes possibilidades de trabalho. Dentre as principais atividades descritas na legislação, estão: cosmetoterapia, eletroterapia, laserterapia e aplicação de peelings.

Em 2015 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) chegou à conclusão de que o farmacêutico é um profissional com capacidade e habilidade para exercer outras atividades estéticas, e publicou a Resolução nº 616/15, que descreve outros procedimentos que podem ser realizados pelo farmacêutico, tais como aplicação de toxina botulínica, preenchimento cutâneo dérmico, microagulhamento estético e outros procedimentos estéticos não invasivos não cirúrgicos, como a carboxiterapia, a intradermoterapia/mesoterapia e a criolipólise.

O entendimento dos benefícios e riscos da atuação na área de estética é fundamental para que o Farmacêutico possa atuar de forma ética e profissional em uma nova área que requer capacitação constante.

Ações - Farmácia Estética

Eventos - Farmácia Estética

Agenda - Farmácia Estética

Membros - Farmácia Estética

Dra. Agni Del Sol Salobrenha Nunes Setani

Dra. Erica Bighetti

Dra. Erica Savassa Pinto Cacoci

Dra. Halika Groke

Dra. Joyce Rodrigues

Dr. Lucas Portilho Geraldo

Dr. Marcelo Ariel Schulman

Dra. Natalia Fonseca Villela Freire