Comissão Assessora de Farmácia Estética

Coordenador: Dr. Lucas Portilho Geraldo
Vice-coordenadora: Dra. Halika Groke

A Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP tem como objetivo gerar discussões que promovam o aperfeiçoamento do Farmacêutico no âmbito da Saúde Estética.

Criada no ano de 2015, a Comissão é formada por Farmacêuticos atuantes nas áreas de estética e cosmetologia e contribui para a profissão com capacitações, geração de conteúdo de trabalho e discussão sobre segurança e eficácia de procedimentos estéticos permitidos aos Farmacêuticos.

Em 2016, os membros publicaram a Cartilha da Comissão Assessora de Farmácia Estética e realizaram dois eventos sobre a área: o Encontro de Farmácia Estética, que abordou as resoluções do CFF nº 573/13 e nº 616/15 e as novas técnicas que podem ser realizadas pelo Farmacêutico na Saúde Estética; e o I Simpósio de Farmácia Estética, que abordou a Eletroterapia, a Laserterapia e os Procedimentos Invasivos Não cirúrgicos.

A saúde estética é a área da saúde voltada para a promoção, proteção, manutenção e recuperação estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando-se para isso produtos, substâncias, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do paciente.

Desde a publicação da Resolução nº 573/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), os farmacêuticos regularmente inscritos em seus respectivos Conselhos Regionais estão habilitados a exercer atividades na área de estética, além da possibilidade de serem responsáveis técnicos por estabelecimentos de saúde estética. A publicação da normativa representou um marco para a profissão ao agregar mais uma área ao âmbito de atuação do farmacêutico, com grandes possibilidades de trabalho. Dentre as principais atividades descritas na legislação, estão: cosmetoterapia, eletroterapia, laserterapia e aplicação de peelings.

Em 2015 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) chegou à conclusão de que o farmacêutico é um profissional com capacidade e habilidade para exercer outras atividades estéticas, e publicou a Resolução nº 616/15, que descreve outros procedimentos que podem ser realizados pelo farmacêutico, tais como aplicação de toxina botulínica, preenchimento cutâneo dérmico, microagulhamento estético e outros procedimentos estéticos não invasivos não cirúrgicos, como a carboxiterapia, a intradermoterapia/mesoterapia e a criolipólise.

O entendimento dos benefícios e riscos da atuação na área de estética é fundamental para que o Farmacêutico possa atuar de forma ética e profissional em uma nova área que requer capacitação constante.

Ações - Farmácia Estética

Eventos - Farmácia Estética

Agenda - Farmácia Estética

Como alternativa, ou caso enfrente problemas com a submissão do formulário, você poderá entrar em contato diretamente com a comissão através do email secol@crfsp.org.br ou procure a seccional  mais próxima de você.

Caso preferir, contate o departamento através do telefone (11) 3067-1483.