EM DEFESA DA SOCIEDADE E DA PROFISSÃO

Comissão Assessora de Saúde Pública

Coordenador: Dr. Israel Murakami

1º vice-coordenador: Dra. Heliana R. de Macedo
 

Para discutir sobre o papel do farmacêutico na saúde pública, a Diretoria do CRF-SP criou a Comissão Assessora de Saúde Pública. Desde 2004, esta comissão se reúne para discutir sobre as políticas públicas de saúde do Estado e dos municípios, elaborar diretrizes, propor e revisar normas, entre outras ações que visem garantir a efetiva incorporação do farmacêutico em toda abrangência do SUS.

Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), regido pelos princípios da integralidade, equidade e universalidade da assistência à saúde, o medicamento ocupa um papel central, se apresentado como uma das principais ferramentas de diagnóstico, prevenção e recuperação da saúde.

Por outro lado, não basta garantir o acesso ao medicamento. O elevado índice de intoxicações, o aumento da resistência bacteriana e o alto índice de interações são apenas alguns exemplos para demonstrar que, se o medicamento não for indicado e utilizado de forma correta, poderá trazer mais problemas do que soluções para qualquer sistema de saúde. No caso do SUS, em que os recursos são escassos, garantir o uso racional de medicamentos é uma obrigação da qual os gestores não podem se esquivar.

Nesse contexto, o farmacêutico pode atuar em todas as etapas da assistência farmacêutica, colaborando para a produção, seleção e aquisição de medicamentos seguros e eficazes, o armazenamento e distribuição em condições sanitárias ideais, bem como a dispensação e orientação sobre o uso correto de medicamentos para o usuário final. Vale lembrar ainda que o farmacêutico também pode atuar na vigilância sanitária, na vigilância epidemiológica, na pesquisa e na docência, áreas que direta ou indiretamente também estão relacionas à assistência à saúde.

 

Ações - Saúde Pública

Membros - Saúde Pública

 

Dr. André Yoshikane Shoshima

Dr. Antonio dos Reis Lopes

Dra. Cláudia Aparecida de Mello Montanari

Dra. Heliana Raimunda de Macedo

Dr. Israel Murakami                         

Dra. Rosana Cristina Spezia Ferreira

Dr. Wisley Lopreato

 

Farmacêuticos contra a dengue

EAD - Academia Virtual de Farmácia

PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA
Informações Cursos