ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS



rf105_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 105 - DEZ - 2011 / JAN - 2012

Revista 105  setinha Entrevista – Dr. Dirceu Barbano



Aperfeiçoar o SNGPC é prioridade

Diretor-presidente da Anvisa afirma que meta é melhorar eficiência sem abrir mão do rigor técnico

Wilson Dias / Agência Brasil
Dr. Barbano, da Anvisa: “Há necessidade de ampliar a regulamentação sobre a publicidade de medicamentos”

O aumento das exigências na dispensação de medicamentos decorre das práticas comerciais adotadas no Brasil. Esse é o recado que o dr. Dirceu Brás Barbano, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), manda ao setor farmacêutico. Dr. Barbano destaca ainda que uma das metas prioritárias é melhorar e eficiência da Agência e descentralizar sua atuação.

Formado em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, dr. Barbano é um farmacêutico com vasta experiência em saúde pública. Iniciou a carreira profissional como docente e logo se destacou no meio farmacêutico. Foi conselheiro federal e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Atuou no Ministério da Saúde como coordenador geral do Programa Farmácia Popular do Brasil e esteve na direção do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, além de exercer o cargo de secretário municipal de Saúde nas cidades de Ibaté e São Carlos, ambas no estado de São Paulo.

Em entrevista concedida à Revista do Farmacêutico, ele disse que considera ser necessário ampliar as ações e o controle sobre o marketing de medicamentos e aprimorar a regulamentação existente.

Por Luana Frasca

Revista do Farmacêutico - O Sr. acaba de ser reconduzido à diretoria da Anvisa, sendo nomeado diretor-presidente. Quais são as principais metas da Agência para os próximos anos?

Dirceu Barbano - Articular a atuação da Anvisa com os grandes esforços da sociedade, expressos nos programas do governo federal, no sentido do desenvolvimento econômico e social do país, é fundamental. A inovação na indústria da saúde e o combate à miséria devem mobilizar ações objetivas da Agência. Reconhecer os maiores desafios na área da saúde para uma atuação sinérgica com os gestores do SUS é outra missão imediata. Acentuar o processo de descentralização das ações de vigilância sanitária, buscando o máximo aproveitamento das capacidades regionais e municipais dos entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é uma meta que resulta em maior efetividade da nossa atuação. Por fim, melhorar a eficiência da Agência para que sejam possíveis respostas em prazos menores sem reduzir o rigor técnico da ação, representa o desafio que gera maior expectativa externa. Vamos trabalhar diuturnamente na busca desses resultados.

Fotos: Reprodução / Arte: Ana Laura Azevedo
SNGPC - Sistema precisa superar barreiras técnicas para receber registro de receituários de antibióticos, afirma dr. Barbano

RF - Uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontou que a confiabilidade da população nos medicamentos genéricos chega a 83%, contra apenas 43% da classe médica. A que podemos atribuir a desconfiança médica?

DB - Sem desconsiderar a importância do dado, cabe uma ressalva sobre a representatividade da pesquisa da Proteste. A pesquisa envolveu cerca de 130 médicos, ou seja, um número muito pequeno diante do universo de quase 280 mil existentes no Brasil. Em todo caso, é importante reconhecer que o mercado de genéricos crescerá em ritmo mais acelerado no país uma vez que a confiança dos médicos e dos consumidores, acerca da qualidade desses produtos, se amplie. Embora esse comportamento venha se alterando e o mercado de genéricos já chegue a quase 25% do total, a Anvisa não pode abandonar sua missão de informar a sociedade sobre as regulamentações técnicas para a produção e registro de um medicamento genérico que visam garantir sua intercambialidade com o produto de referência. Na medida em que a sociedade estiver mais segura, certamente não haverá forças capazes de evitar que as pessoas busquem produtos de qualidade idêntica com preços muito inferiores.

RF - O Sr. considera que hoje a regulamentação sobre a publicidade de medicamentos é adequada ou acredita que ainda é necessário ampliar o controle sobre essa publicidade?

DB - No meu entendimento, há necessidade de ampliação e também de aprimoramento da regulamentação existente. De qualquer forma, nada nesse sentido poderá substituir a enorme tarefa que temos de qualificar tecnicamente o varejo farmacêutico, cujas práticas de mercado são capazes, muitas vezes, de desconstruir qualquer esforço educativo ou mesmo normativo sobre a propaganda ou a utilização racional dos medicamentos.

RF - Conforme previsto na RDC 27/07, o SNGPC será implementado nos setores cujos estabelecimentos estejam envolvidos com a produção, circulação, comércio e uso de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial. Até agora o sistema é utilizado por farmácias e drogarias. Qual a previsão para a implementação nos demais estabelecimentos?

Elza Fiúza / Agência Brasil
Dr. Barbano: barreiras técnicas dificultam o início dos registros de receituários de antibióticos no SNGPC

DB - Há inúmeras barreiras técnicas a serem superadas para que o SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) tenha condições de receber os registros dos receituários de antibióticos. Todos os investimentos e esforços técnicos estão sendo empreendidos para abreviar esse prazo. Tão logo sejam superados, a Anvisa divulgará o cronograma.

RF - Empresas e farmacêuticos têm reclamado da morosidade de se obter a renovação anual de regularidade. A Anvisa pretende agilizar o trâmite dos documentos (ampliação da petição eletrônica) para acelerar a concessão inicial e renovação da AFE (Autorização de Funcionamento Especial)?

DB - Sim, já está em processo um estudo que deve levar à descentralização da emissão das AFE para os demais entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, ou seja, municípios e estados. Esse processo certamente levará a uma redução nos prazos e também a um ganho de eficiência do sistema de controle sobre o funcionamento dos estabelecimentos. Nosso entendimento sobre esse tema é coerente com o que já acontece com outros tipos de estabelecimentos que executam atividades de risco sanitário elevado, cujo controle de emissão de licenças cabe ao município ou estado.

RF - De que forma a sua formação em Farmácia contribui para suas atividades dentro da Agência?

DB - A formação em Farmácia fornece elementos técnicos abrangentes para atuação na Agência. Eu não considero que eles sejam essenciais. Hoje, um dos diretores da Anvisa é formado em Direito e seus conhecimentos têm contribuído muito na atuação da Diretoria Colegiada.

 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.