ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS



rf105_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 105 - DEZ - 2011 / JAN - 2012

Revista 105 setinha Artigo


Aprimoramento constante é fundamental

Chico Ferreira / Agência Luz
Dr. Rodinei Vieira Veloso, conselheiro do CRF-SP

A educação continuada é hoje uma necessidade  para todo profissional realmente preocupado  em manter-se atualizado. É a forma mais  completa e eficiente de obter as qualificações  demandadas pelo mercado de trabalho em constante  mutação. Não se trata de diminuir a importância  dos cursos de especialização, eles são  e continuarão sendo importantes, mas destacar  que o processo de capacitação em cursos rápidos  é fundamental à atualização.

Em um sentido mais amplo, podemos  apontar também quanto  o processo do constante  aprimoramento influencia  diretamente e positivamente  na esfera do desenvolvimento  pessoal do indivíduo,  tendo em vista que os conhecimentos adquiridos  enriquecem o lado profissional e a convivência  social.

Especialmente na área de Farmácia, a educação  continuada pode ser considerada quase que  obrigatória, dada a necessidade dos profissionais  se manterem atualizados com as novas descobertas  e tecnologias, além de legislação do setor e resoluções da Anvisa nas  suas áreas específicas de atuação.

A permanente atualização é fruto  dos tempos atuais, por um lado  atendendo de forma ágil às necessidades  de mudança nas habilidades  profissionais por parte do mercado  de trabalho e, por outro, permitindo  que essa aprendizagem se realize  em consonância com as limitações  de tempo.

Nesse sentido, o CRF-SP vem trabalhando desde  2006 com o Núcleo de Educação Permanente  (NEP), responsável pelo suporte técnico para a  realização de cursos, palestras, seminários e discussões,  para que o farmacêutico esteja sempre  preparado. Em 2011, foram quase 300 cursos de  atualização oferecidos pelo CRF-SP, que juntamente  com palestras e outros eventos totalizaram  a participação de mais de 16 mil farmacêuticos.

A evolução e o aumento da complexidade das  práticas que organizam o trabalho na área da saúde,  com a incorporação de  novas tecnologias em ritmo  acelerado, vêm estabelecendo  novos padrões de trabalho,  que são muito diferentes do  que se via no passado.As mudanças  são rápidas e aquilo que é válido hoje, em  pouco tempo, pode ser completamente revisto.

O mundo farmacêutico necessita de profissionais  cada vez mais dispostos às mudanças de paradigmas  e, principalmente, seguros naquilo que  fazem. É com foco nesse pensamento que as últimas  gestões da diretoria do CRF-SP vêm apoiando  intensamente todas as ações voltadas  ao aprimoramento profissional,  pois é cada vez maior a necessidade  de enfrentar as exigências do mercado  e, consequentemente, obter a valorização  profissional.

 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.