ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

rf106_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 112 - JUL-AGO / 2013

Revista 112 setinha Capa

capa_eleicoes_mouse

Foto: Rubberball / Latinstock

www.votafarmacêutico.com.br

 

Web voto

Eleições do CRF-SP pela internet permitirão aos farmacêuticos escolherem seus representantes sem sair de casa

Pela primeira vez, diretores e conselheiros do  CRF-SP serão escolhidos via web, ou seja, o farmacêutico poderá votar sem sair de casa. A eleição será totalmente realizada pela internet. Não haverá mais votação em cédulas de papel no estado de São Paulo.

Regulamentado pelo Conselho Federal de Farmácia, o pleito será realizado em 7 de novembro. Nas Eleições 2013, os farmacêuticos escolherão a Diretoria (mandato 2014/2015) e os Conselheiros Regionais (mandatos 2014/2017 e 2015/2018). 

Pela internet, o farmacêutico poderá votar pelo computador, celular ou tablet, sem a necessidade de deslocar-se até a sede, subsede ou seccional. Também não precisará ir até a uma agência dos Correios para postar seu voto.  Quem não tiver acesso à web, poderá utilizar o “computador do farmacêutico” já disponível em todas as unidades do CRF-SP na capital, Grande SP, litoral e interior. Esse modelo vai facilitar a vida dos eleitores, garantir economia e promover a sustentabilidade, já que não haverá cédulas em papel. Tudo, sem abrir mão da segurança e sigilo do voto. 

A infraestrutura prevista para realização desta eleição contará com inúmeros itens de segurança, como espelhamento do banco de dados e criptografia das informações, alta capacidade de transações simultâneas e auditoria total do processo por consultoria independente.

Garantia de apenas um voto por farmacêutico.

Dr. Pedro E. Menegasso, presidente do CRF-SP, comenta a decisão: “Chegamos à conclusão de que, pelo tamanho da nossa entidade (mais de 50 mil inscritos, 27 seccionais e quatro subsedes, além da sede), não havia mais como realizar eleições do modo tradicional (cédulas de papel e correspondência) a cada dois anos. Ainda tivemos acesso às informações sobre o pleito realizado em outros conselhos e, hoje, podemos afirmar que esse sistema é seguro. A economia, praticidade e a facilidade também pesaram na nossa decisão. Temos a certeza de que os farmacêuticos aprovarão esse novo formato”.

Cadastro atualizado

Para usufruir de toda essa comodidade é importante que o farmacêutico mantenha seus dados cadastrais atualizados e regularize, o quanto antes, eventuais pendências financeiras junto ao CRF-SP. Assim, receberá em sua residência todas as correspondências e instruções de como votar, além da senha pessoal que deverá ser alterada pelo profissional antes de registrar seu voto no site específico da eleição: www.votafarmaceutico.org.br.

Vale destacar que, em virtude da alteração no regulamento eleitoral do CFF, não será possível regularizar as pendências financeiras no dia do pleito, como em eleições anteriores.

Neste ano, é importante estar atento ao novo horário das eleições: o voto deve ser enviado pela internet das 8 às 17 horas especificamente no dia 7/11/2013.

Segurança

O sistema utilizado para votação pela internet  é totalmente seguro, testado e auditado, garantindo sigilo, impossibilidade de votar mais de uma vez e transparência do processo.  

A chave para a segurança do voto web está em avançadas técnicas de criptografia que mantêm o sigilo do voto. O sistema de voto pela internet já foi testado com eficiência em outros conselhos profissionais (Administração, Arquitetura e Urbanismo e Corretores de Imóveis) e CRFs de outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul.  

Como será a votação pela web?
Cada farmacêutico receberá pelo correio uma senha provisória para votação pela internet, sem conhecimento ou acesso das partes envolvidas na eleição, a ser enviada com, pelo menos, 30 dias de antecedência ao pleito. A senha deverá ser alterada previamente para uma senha de escolha do eleitor no prazo informado posteriormente. Importante: No dia da eleição, uma vez digitado e confirmado o voto, não será possível alterá-lo.

Farmacêutico: prepare-se para votar 

Voto obrigatório

A participação nas eleições é obrigatória a todos os farmacêuticos inscritos no CRF-SP. Para exercer o direito e obrigação do voto, todos os farmacêuticos eleitores têm que estar em situação regular perante o CRF-SP, ou seja, não devem possuir débito junto ao órgão. 

 

 

Não será possível regularizar os débitos pendentes no dia da eleição. O farmacêutico deve procurar a sede, subsede ou seccional, preferencialmente, até 45 dias antes antes da data do pleito (16/09/2013).

Voto facultativo

O farmacêutico com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos, na data do pleito, não é obrigado a votar.

Impedidos de votar

A Lei 6681/79, art. 4º impede que farmacêuticos dos quadros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) participem, quer como candidatos, quer como eleitores nas eleições em Conselhos Profissionais.

Contudo, no prazo de até 60 dias, contados da data do pleito, esses profissionais devem apresentar justificativa, comprovando que pertencem às Forças Armadas.

Já, os farmacêuticos pertencentes à Polícia Militar votam normalmente e estão sujeitos à multa eleitoral se não votarem nas eleições do CRF-SP.

Gráfico Justificativas

Nestas eleições, houve a ampliação do prazo para apresentação de justificativa de ausência aos farmacêuticos que não puderem votar, agora será de 60 dias, e não mais de 30. 

Segundo a legislação vigente, o farmacêutico que não cumprir e/ou faltar à sua obrigação do voto, sem justo motivo, receberá multa no valor correspondente a 50% da anuidade no ano de quitação da multa.

O impedimento ou justo motivo devidamente comprovado deverá ser apresentado até 60 dias corridos após o pleito para apreciação do Plenário do CRF-SP.  O não cumprimento do prazo implicará em imediata aplicação de multa e indeferimento de recursos protocolados após a data.  

Atenção: Não são consideradas como justificativas de ausência a existência de débitos que impedem o exercício do voto.

Como regularizar a situação para poder votar?

É possível visualizar se o farmacêutico possui débitos perante o CRF-SP pelo portal www.crfsp.org.br. Basta acessar o ícone Atendimento Eletrônico (localizado na parte superior à direita), fazer o login e clicar na área superior Débitos. 

Atenção: Irão aparecer apenas os débitos administrativos. Para saber se há algum débito judicial é necessário entrar em contato com a sede, subsedes ou seccionais, assim como se houver alguma dúvida.  Central de atendimento na sede: (11) 3067 1450.

Passo a passo para votar         
É imprescindível estar regular perante o CRF-SP e manter o endereço atualizado
1
Todo farmacêutico regular perante o CRF-SP irá receber a senha provisória pelos correios (enviada até 30 dias antes do início da votação)
2
Acessar o site específico das eleições www.votafarmaceutico.org.br
3
Alterar a senha provisória para uma definitiva que o próprio farmacêutico escolherá
4
Escolher seus candidatos à diretoria e a conselheiros regionais exclusivamente no dia 07/11/2013, das 8 às 17h

SENHA – Principais dúvidas

1 Como as senhas de votação serão enviadas?

As senhas provisórias serão enviadas pelos Correios até 30 (trinta) dias antes do início da votação.

2 Posso receber minha senha por e-mail e/ou telefone?

As senhas não poderão ser informadas por telefone. Poderão ser encaminhadas por e-mail desde que este conste no arquivo do Colégio Eleitoral (cadastro do CRF-SP), não sendo possível o cadastro de novo e-mail. Será considerado o e-mail cadastrado no CRF-SP até o dia 16 de setembro de 2013.

3 Perdi a correspondência que continha a senha. Como posso recuperar minha senha?

Poderão ser encaminhadas por e-mail desde que este conste no arquivo do Colégio Eleitoral, não sendo possível o cadastro de novo e-mail.

4 Recebi minha senha, troquei conforme instruções, mas esqueci a nova senha o que posso fazer?

Poderão ser reencaminhadas por e-mail desde que este conste no arquivo do Colégio Eleitoral, não sendo possível o cadastro de novo e-mail.

5  O que ocorrerão com as senhas extraviadas?

As correspondências encaminhadas aos eleitores contendo as senhas individuais provisórias para votação e que forem devolvidas serão recepcionadas em Caixa Postal, especialmente destinada a esse fim, cujo acesso se dará somente após a eleição por, no mínimo, um membro da Comissão Regional Eleitoral e um representante/fiscal de cada chapa.

 

capa_eleicoes Cédulas

 

Benefícios do voto pela web

Foto: Image Source / Latinstock

Facilidade: é só escolher e confirmar, impressão de comprovante

Foto: Wavebreak Media / Latinstock

Economia: para o farmacêutico e para o CRF-SP

Foto: Onoky / Latinstock

Conforto: Sem filas, sem deslocamento, voto de onde estiver

 

 

 

Foto: Westend61 RF / Latinstock

Sustentabilidade: menos consumo de papel, redução da queima de combustível, já que não há necessidade de o funcionário se deslocar até a capital com a urna contendo os votos de cada cidade

Foto: Imagesource / Latinstock

Segurança: Criptografia, espelhamento dos dados, auditoria independente

 

 

 


capa_eleicoes_agenda_image-source-latinstock Foto: Image Source / Latinstock


Sede, subsedes e Seccionais do CRF-SP

Adamantina
Araçatuba
Araraquara
Avaré
Barretos
Bauru
Bragança Paulista
Campinas
Caraguatatuba
Fernandópolis
Franca
Guarulhos
Jundiaí
Marília
Mogi das Cruzes
Osasco
Piracicaba
Presidente Prudente
Registro
Ribeirão Preto
Santo André
Santos
São João da Boa Vista
São José dos Campos
São José do Rio Preto
Sorocaba
Zona Leste - Capital
Sede - Capital
Subsedes (Centro, Norte, Leste e Sul)

capa_eleicoes_seccionais_mapa

 

Thais Noronha

 

setinha Voltar ao Sumário

setinha Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.