ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS



rf106_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 112 - JUL-AGO / 2013

Revista 112 setinha Comitê Sênior


Rua do Farmacêutico

Foto: Divulgação

Conheça logradouros que carregam nomes de farmacêuticos

 

comite-senior_rua-farmaceutico_gen-porfirio-paz_divulgacao
General Porfírio da Paz (Foto: Divulgação)

Uma das mais significativas homenagens à contribuição de uma pessoa a determinada comunidade é a utilização de seu nome para denominar um logradouro. Quem não se sentiria orgulhoso em ver o nome de seu familiar ao cruzar determinada rua, avenida ou praça? 

Por prestar um serviço tão essencial à saúde e qualidade de vida da população, os nomes de diversos farmacêuticos estampam placas e mapas de todo o Estado.

A Revista do Farmacêutico conta um pouco da história do General Porfírio da Paz, nome de uma importante rua do município de São Paulo, e lista alguns outros logradouros para destacar profissionais que, com suas carreiras brilhantes, ficaram marcados na história no país.

Rua General Porfírio da Paz: Localizado no município de São Paulo, no bairro Vila Bancária, o logradouro homenageia o farmacêutico e ex-vice-governador, dr. Porfírio da Paz. 

Nascido em Araxá (Minas Gerais), em 1903, o neto do tabelião João Maximiniano Affonseca e Silva seguiu a vontade do avô e mudou-se ainda menino para Campinas, onde continuou seus estudos no Colégio Marista. De lá, Paz seguiu para São Paulo, onde cursou Farmácia.

Já graduado, entrou como farmacêutico no Exército, onde chegou a ser General de Brigada. Participou ativamente da Revolução Constitucional de 1932. Foi preso e depois anistiado.

O general dedicou-se também à política e foi deputado estadual por São Paulo em 1947 e 1951 e eleito vice-prefeito da cidade de São Paulo de 1953 a 1955, e duas vezes vice-governador do Estado, a primeira de 1955 a 1959 e, a segunda, de 1959 a 1963. Faleceu em 1983.

Outros logradouros: 

Praça João F. Barreiros: Localizada em Piraju, interior de São Paulo.

Rua Farmacêutico João Manoel Gonçalves: Localizada no litoral paulista, em Ubatuba.

Rua Farmacêutico Jacob Fanelli: Localizada em Limeira, interior de São Paulo.

Variante Farmacêutico Francisco de Toledo Leme: Liga o município de Bragança Paulista à Rodovia Fernão Dias.  

Rua Farmacêutico Ernesto de Almeida: Localizada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

 

Se você conhece algum logradouro cujo nome é homenagem a algum farmacêutico, envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mônica Neri

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.