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Mudança de procedimento no SNGPC para finalizar inventário em caso de ajuste

 

 

SNGPC

São Paulo, 24 de junho de 2016  

A Gerência de Produtos Controlados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) determinou no dia 23 de maio que as justificativas para as finalizações de inventários definidas como “ajuste de inventário” passarão a ser exigidas de forma obrigatória em campo adicional no sistema SNGPC. A alteração de procedimento é válida aos farmacêuticos de farmácias e drogarias privadas e a todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

O objetivo da mudança no sistema visa permitir uma melhor rastreabilidade, fortalecendo assim, o monitoramento dos produtos. A ferramenta estará disponível a partir de 5 de julho. As finalizações de inventário por motivo de ajuste realizadas a partir desta data deverão, obrigatoriamente, possuir o campo JUSTIFICATIVA preenchido. Finalizações por motivo de ajuste com o campo da justificativa em branco não serão aceitas pela SNGPC.     

Atualmente, a funcionalidade “Finalizar o inventário” pode ser utilizada nos seguintes casos (motivos de finalização): para ajuste, troca de Responsável Técnico (RT), baixa de responsabilidade técnica, encerramento de atividade com controlados ou por determinação da autoridade sanitária. Estas regras permanecerão no sistema, entretanto, exclusivamente nos casos de “ajuste de inventário”, um campo será incluído para a descrição do motivo da operação.  O RT deverá preencher este campo com a justificativa detalhada (limite de até 1000 caracteres) para a finalização do inventário, esclarecendo se o motivo do ajuste foi, por exemplo, por erro ao registrar os marcadores correspondentes aos produtos ou se trata de erros de digitação identificados após a validação do inventário inicial, (lote, número de registro do medicamento, etc), dentre outros.    

 

 

Departamento de Orientação Farmacêutica 

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