O foco do Fórum foi discutir propostas para criação de um documento que seja a Estrutura Básica para Assistência Farmacêutica Municipal. “É inédito para CRF-SP reunir várias Comissões de Saúde Pública do Estado de São Paulo para fazer um documento básico de Assistência Farmacêutica no SUS. A diretoria do Conselho lutará para implementá-lo”, destacou dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP.

Dr. Pedro E. Menegasso, diretor-tesoureiro, ressaltou que essas discussões impulsionam o conhecimento do trabalho do farmacêutico a muitos políticos que o desconhecem e não sabem a diferença entre o farmacêutico e a pessoa treinada para dispensar.

israel_aconteceisrael_acontecePara dr. Israel Murakami (foto), coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP, as propostas elaboradas no Fórum foram de fundamental importância para construir um documento que visa nortear os farmacêuticos e gestores dos municípios na estruturação da Assistência Farmacêutica em seu município e, também, apoiar as ações de saúde promovendo o acesso da população aos medicamentos e seu uso racional.

Neste encontro houve a consolidação do documento da Estrutura Básica de AF Municipal, que, posteriormente, será levado à votação na Plenária do CRF-SP. E como destacou no início do Fórum dra. Margarete Akemi Kishi, secretária-geral do CRF-SP: “será o documento modelo de AF Municipal para todo Estado de São Paulo e, também, pode ser requisito de inclusão na grade curricular de Farmácia, como subsídio aos futuros farmacêuticos”.

Durante o Fórum, os participantes conheceram a realidade da Assistência Farmacêutica no Município de Ribeirão Preto, apresentada pela chefe de divisão de farmácia da Secretária Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, dra. Darlene Caprari Pires. E, também, a chance de aprender sobre Planejamento e Avaliação da Assistência Farmacêutica Municipal, tema ministrado pelo professor e coordenador do curso de Farmácia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador (BA), dr. Francisco Pacheco.

Representando o CRF-SP para contribuir nas discussões estiveram presentes os conselheiros, dr. Rogério G. Frota Cordeiro, dr. Paulo Paes dos Santos, dra. Priscila Nogueira C. Dejuste, o fiscal do CRF-SP de Piracicaba, dr. Marcelo Portella e o advogado Roberto Tadao M. Júnior.

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.