Evento também abordará a implantação dos serviços clínicos em Fitoterapia e Plantas Medicinais 

 

São Paulo, 15 de janeiro de 2018.

O CRF-SP optou por abordar um dos temas mais atuais e importantes para a área da Farmácia, as tendências e oportunidades do consultório farmacêutico durante o Encontro Paulista de Farmacêuticos de 2018. Em uma programação repleta de diferentes áreas, entre as que serão apresentadas estão Fitoterapia e Plantas Medicinais. 

O tema será apresentado pelo doutor em Farmacologia, Niraldo Paulino que entre outros assuntos irá falar sobre as definições básicas para prescrição de fitoterápicos seguros, além da prestação de serviços clínicos em Fitoterapia (Prescrição padronizada de plantas medicinais –chás; Prescrição padronizada de tinturas e Prescrição de extratos secos) e os serviços clínicos domiciliares que envolvem ferramentas de atendimento domiciliar: e-Santé e Prontuário eletrônico multiprofissional; ferramentas de registro de procedimentos farmacêuticos e tomada de decisão clínica: Clina Rx, além de acompanhamento por vídeo-consulta: Skype, WhatsApp, Facetime e Facebook. 

Questionado sobre os diferenciais que o farmacêutico pode oferecer ao paciente em se tratando de plantas medicinais e fitoterápicos, Dr. Niraldo destacou que o farmacêutico é o profissional da saúde mais bem preparado para o processo de seleção de alternativas terapêuticas para o paciente. “Mediante uma anamnese farmacêutica, respeitando os limites éticos da profissão, e se valendo de plantas validadas por ensaios clínicos (prescrição baseada em evidência) e descritas em mementos oficiais (farmacopéias, formulários nacionais, monografias da OMS, etc), o farmacêutico pode selecionar, estabelecer a melhor forma de apresentação, definir as posologias e tempo de tratamento. Lembrando que a fitoterapia é uma ciência reconhecida pela sua eficácia e segurança e pelas altas taxas de adesão ao tratamento pela população. E neste contexto o farmacêutico pode ter um grande diferencial de qualidade na implantava de serviços clínicos em fitoterapia, seja no ambiente de consultoria na sua farmácia ou pelo atendimento domiciliar”. 

Diante desse cenário propício para que o farmacêutico desenvolva habilidades e aproveite o bom momento da profissão, Dr. Niraldo ressalta que esse é um momento decisivo para o farmacêutico, que tem a chance de projetar a sua atividade profissional e ser uma referencial para a saúde e bem estar da população. Não só através do tratamento de doenças, mas sobretudo na orientação para a preservação e manutenção da saúde do individuo. Para isso é fundamental o processo de capacitação e aquisição de conhecimento adicional à sua formação em graduação. 

“Atualmente existem bons cursos de pós-graduação Lato sensu que oferecem formação de qualidade e preparam o farmacêutico para esse novo desafio profissional, como os Cursos de Especialização em Farmacia Clínica, oferecidos pela Abrafarma e o Curso de Especialização em Fitoterapia Clinica (com foco na Prescrição Baseada em Evidência) oferecidos em Sao Paulo pela Medical Lex Ltda, que já está na sua quarta turma. Além disso, o Conselho Federal de Farmácia e, em especial, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Sao Paulo, oferecem excelentes materiais didáticos para o aperfeiçoamento profissional na área da oferta dos serviços clínicos farmacêuticos”. 

Dr. Niraldo também destacou que outra possibilidade muito interessante e potencialmente viável para o farmacêutico como profissional autônomo de saúde, é o Atendimento Domiciliar, em que se estabelece uma relação de confiança com o paciente e se pode construir um plano de acompanhamento farmacoterapêutico, bem como a oferta de outros serviços clínicos aos pacientes: acupuntura, estética, fitoterapia, medicinas complementares, e muitos outros. “Uma ferramenta bem interessante para desenvolver esse potencial já esta disponível no mercado e funcionando: o Aplicativo e-Santé (www.e-sante.com.br), vale a pena consultar e descobrir esse novo universo profissional”. 

Minicurrículo Dr. Niraldo Paulino

Possui graduação em Farmácia, Mestrado e Doutorado Farmacêutico Bioquímico (1984) com Mestrado (1996) e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Maximilian Universität München. Coordenador dos cursos de Especialização Medical Lex/ISEPE em Fitoterapia Clínica e Farmácia Clínica nas turmas MT. SP, SC. CEO e Diretor de Negócios da Medical Lex Gestão de Informações e Cursos Ltda. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular de Plantas Medicinais. Atuando principalmente nos temas: Mecanismo de ação de Plantas Medicinais e Produtos Naturais, Inflamação e seus mecanismos farmacodinâmicos.

 

Encontro Paulista de Farmacêuticos - Consultório Farmacêutico Tendências e Oportunidades

Quando: 19 de janeiro de 2018 – das 8h às 16h30

Onde: Auditório da Unip – Rua Vergueiro, 1211 – Paraíso – São Paulo

Programação completa e inscrições acesse http://bit.ly/2oiRl1a

 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS  

 

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.