Tema será apresentado pelo palestrante do Dr. Samuel Amano Máximo

Farmacêutico está inserido na equipe multiprofissionalFarmacêutico está inserido na equipe multiprofissionalSão Paulo, 11 de janeiro de 2018.

A saúde pública terá um espaço de destaque no XVIII Encontro Paulista - Consultório Farmacêutico Tendências e Oportunidades, que será realizado no dia 19 de janeiro, no auditório da Unip Vergueiro. O tema será abordado durante a palestra do Dr. Samuel Amano Máximo, que é farmacêutico especialista em farmácia clínica e atenção farmacêutica, assessor técnico na Coordenação da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina e mestre pelo programa de saúde coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Segundo o palestrante, o contexto de atuação em equipe multiprofissional abriu a possibilidade de inserção do farmacêutico na atenção básica, permitindo a ele a realização não apenas de ações de gestão e organização da assistência farmacêutica, mas também e, principalmente, ações de cuidado à saúde dos usuários. “Irei abordar a consulta farmacêutica enquanto dispositivo de atuação do farmacêutico integrado à equipe de saúde na atenção básica, atuando de maneira corresponsável pela implementação e ajuste do plano terapêutico, pelo suporte ao usuário e pelo monitoramento dos resultados terapêuticos, contribuindo para melhoria dos indicadores de saúde da população”, destacou Dr. Samuel. 

Para o especialista, o farmacêutico ainda é considerado um profissional novo na equipe da atenção básica à saúde. Seu papel clínico é recente e pouco conhecido pelos demais profissionais das equipes. “No entanto, a expansão dos serviços clínicos farmacêuticos na saúde pública surge como resposta à transição demográfica e epidemiológica observada nos últimos anos no país. Dessa forma, a reconfiguração da assistência farmacêutica na atenção básica, pautada por um arcabouço legal que já existe, permite incorporar ao rol de atividades do farmacêutico os serviços clínicos voltados para a atuação clínica e para a promoção da qualidade de vida dos usuários”, completou.XVIII 

Encontro Paulista - Consultório Farmacêutico Tendências e Oportunidades

Quando: dia 19 de janeiro de 2018 – das 8h às 16h30

Onde: Auditório da Unip – Rua Vergueiro, 1211 – Paraíso – São Paulo

Programação completa e inscrições acesse http://bit.ly/2oiRl1a

 

Carlos Nascimento


Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS   

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.