Trabalho do CRF-SP apresentado no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas recebe prêmio na categoria Uso racional de medicamentos

Certificado de honra ao mérito pelo trabalho "Ferramentas para a promoção do uso racional de medicamentos" (clique na imagem para ampliar)Certificado de honra ao mérito pelo trabalho "Ferramentas para a promoção do uso racional de medicamentos" (clique na imagem para ampliar)São Paulo, 6 de dezembro de 2017.

O trabalho exposto pelo CRF-SP na mostra científica do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticos, intitulado “Ferramentas para a promoção do uso racional de medicamentos”, recebeu prêmio de honra ao mérito pela qualidade acadêmica e relevância social, na Área 5 da mostra, categoria “Uso Racional de Medicamentos”.

O evento foi realizado em novembro passado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas em parceria com o Ministério da Saúde, em Foz de Iguaçu (PR), e reuniu 4 mil participantes, entre farmacêuticos, estudantes de Farmácia, profissional da saúde e convidados. O Congresso contabilizou, ao todo, 926 trabalhos científicos inscritos.

O pôster de autoria dos farmacêuticos Dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP), Dr. Pedro Eduardo Menegasso (presidente do CRF-SP), Dr. Marcos Machado Ferreira (diretor-tesoureiro do CRF-SP), Dr. Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr. (secretário-geral do CRF-SP) e Dra. Vanessa Boeira Farigo Mourad (consultora farmacêutica do CRF-SP) abordou o alto índice de internações no Brasil em decorrência do uso incorreto de medicamentos, estimado em 30,4% dos casos e 25,8% das mortes por intoxicação, de acordo com dados de 2014 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox). Esse cenário indica a necessidade de o farmacêutico voltar suas ações para a promoção do uso racional de medicamentos e da adesão à farmacoterapia.

Nesse sentido, o trabalho do CRF-SP enfatizou, por meio de números, as ferramentas disponibilizadas pela entidade para facilitar o acesso à informação confiável e dar suporte à assistência prestada pelo farmacêutico, podendo contribuir no exercício da promoção da saúde e oferta de produtos e serviços de qualidade à população.

Clique aqui para visualizar o trabalho exposto na mostra científica do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP