Ciclo de palestras capacita farmacêuticos sobre nutrição 

 

Dra. Silvia Yamamoto falou sobre alimentação complementar Dra. Silvia Yamamoto falou sobre alimentação complementar São Paulo, 1º de dezembro de 2017.

Após o primeiro encontro do ciclo de palestras abordar a nutrição nas diversas fases da vida, o módulo II enfatizou a alimentação complementar, fase pré-escolar e fibras prebióticas e probióticas.Na sede do CRF-SP, em 23/11, a nutricionista da área de efetividade e desenvolvimento da Nestlé, Dra. Silvia Yamamoto destacou que durante os primeiros 1.000 dias de vida, o leite materno é a primeira fonte de defesa do recém-nascido e que na impossibilidade de amamentar, os substitutos mais adequados, nutricionalmente, são as fórmulas infantis, já que elas tentam se aproximar do leite materno em termos de composição.  “O leite de vaca é inadequado para menores de um ano de idade, e a ingestão excessiva de proteínas no início da vida “programa” um aumento na tendência para o ganho de peso”.

Dra. Silvia enfatizou também que o grupo das proteínas tem como função a formação estrutural, muscular. Por isso a importância do tipo de leite na dieta dos lactentes. Além disso, no primeiro ano de vida, o bebê triplica o peso do nascimento, duplica o comprimento e é também o momento de amadurecimento dos órgãos. “No primeiro módulo falamos muito sobre amamentação e a importância da nutrição correta, já que a criança está nos primeiros dias de vida e em processo de amadurecimento. O farmacêutico que atua nesse segmento pode tirar algumas dúvidas dos clientes que vão à farmácia ou pacientes que estão no hospital, então tivemos a ideia de capacitar em relação à nutrição porque os medicamentos já são o dia a dia, então é uma forma de dar uma contribuição maior ao farmacêutico”.

Durante a apresentação, a nutricionista mostrou os benefícios do aleitamento materno: 

• Oferece menor risco de desnutrição, obesidade, infecções e comprometimento no desenvolvimento do lactente

• Favorece o vínculo afetivo entre mãe e filho• O aleitamento materno exclusivo diminui a exposição aos antígenos

• Proporciona efeito protetor contra, por exemplo, a dermatite atópica

• Está associado ao desenvolvimento neurológico, cognitivo, QI mais elevado e melhor desempenhoBenefícios do soro do leite 

• Alto valor nutricional contendo alto valor de aminoácidos essenciais

• Tempo de esvaziamento gástrico mais rápido quando comparado à outras fontes proteicas como a caseína.

• Digestão facilitada e melhor absorção de nutrientes

• Maior valor biológico versus outras frações e fontes proteicas

• Maior eficiência proteica

Outro destaque foi a respeito da alimentação complementar adequada que complementa o leite materno a partir do 6º mês de idade, mas não o substitui. Ela deve ser composta por alimentos ricos em energia e micronutrientes (Fe, Zn, Ca, folatos e vitaminas A e C), em quantidade adequada, sem contaminação, com poucos condimentos e sal, de fácil preparo e de boa aceitação pela criança. Durante a apresentação, alguns dados chamaram a atenção como o da Unicef em que 1 em cada 4 pessoas no mundo possui deficiência de vitaminas e minerais, 1 em cada 3 crianças tem risco de sobrepeso e 45% tem anemia. 

A nutricionista da área de nutrição adulta da Nestlé, Dra. Luciana Gasquez complementou a capacitação e ressaltou os desafios na suplementação nutricional do idoso. “Em 2050, o Brasil terá a sexta maior população de idosos no mundo. É importante conhecermos as síndromes geriátricas mais comuns que levam à outra como sarcopenia, desnutrição, disfagia e Úlcera Por Pressão (UPP), mais conhecidas como “escaras de decúbito”. Dra. Luciana também falou sobre a importância das fibras solúveis prebioticas e probioticas, sobre o risco do consumo de laxante entre outros. 

Dra. Luciana Gasquez destacou os desafios na suplementação nutricional do idosoDra. Luciana Gasquez destacou os desafios na suplementação nutricional do idoso

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.