Fascículo sobre o tema já está disponível para download

 

Público no auditório da Sede do CRF-SPPúblico no auditório da Sede do CRF-SPSão Paulo, 8 de novembro de 2017.

O CRF-SP realizou na noite de terça-feira, 7, a apresentação do Painel Cuidados Farmacêuticos em Dislipidemias, no qual também lançou o XII Fascículo da série Farmácia Estabelecimento de Saúde com várias abordagens técnicas para auxiliar o farmacêutico a contribuir para minimizar os riscos dos pacientes que sofrem com o problema. O evento, que foi transmitido ao vivo pelo portal do Conselho, abordou conceitos, epidemiologia e classificação das dislipidemias, bem como os principais cuidados farmacêuticos.

As dislipidemias são o principal fator para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) e aterosclerose, sendo estas a principal causa de óbitos no mundo, segundo a World Health Organization (WHO). Na abertura do painel, o presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, lembrou que boa parte dos pacientes que sofre de dislipidemia tem indicação para seguir tratamento medicamentoso, o que reforça a importância da orientação farmacêutica.

 

Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), Dr. José Vanilton de Almeida (grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde) e Dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro)Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), Dr. José Vanilton de Almeida (grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde) e Dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro)

 

“Trata-se de uma doença cujos sintomas não são aparentes, bem como a ação dos medicamentos não é percebida de imediato, o que leva muitos pacientes a abandonarem o tratamento. Daí o motivo pelo qual dedicamos o tema a um fascículo da série Farmácia Estabelecimento de Saúde”, afirmou o Dr. Pedro Menegasso. 

Tema atual e pertinente

No lançamento do fascículo, o diretor-tesoureiro do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, lembrou que a série Farmácia Estabelecimento de Saúde faz parte de um trabalho iniciado pelo grupo de mesmo nome numa ocasião em que o conceito de Farmácia Clínica era tido como um sonho. “Hoje, já é uma realidade e ampliou nossa atuação, e é por isso que esse tema é tão atual e pertinente. Como disse o Dr. Pedro, a dislipidemia é uma doença invisível e, quando dá sinais, pode ser perigosíssimo e até fatal”.

Em formato dinâmico, os farmacêuticos Dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP) e Dr. José Vanilton de Almeida (membro do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde) se revezaram nas apresentações dos conceitos sobre dislipidemias.

 

Os ministrantes Dr. José Vanilton de Almeida (grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde) e Dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP)Os ministrantes Dr. José Vanilton de Almeida (grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde) e Dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP)

  

Para contextualizar a doença no panorama da saúde no Brasil, Dr. José Vanilton falou sobre as alterações do estilo de vida da sociedade brasileira, principalmente com a introdução de novos hábitos alimentares e a diminuição na prática de exercícios físicos. 

“Essas mudanças contribuíram para a epidemia de doenças crônicas, principalmente o diabetes mellitus e hipertensão arterial, que estão normalmente associadas a alterações lipídicas, hipercoagulabilidade e risco de doenças cardiovasculares”, afirmou o farmacêutico. “Nesse sentido, temos um aumento na demanda por recursos e serviços à saúde. Sendo o farmacêutico o profissional de mais fácil acesso à população, os cuidados farmacêuticos aos pacientes com dislipidemias são extremamente importantes, auxiliando-os para que possam atingir meta terapêutica”.

 

Os ministrantes Dra. Amouni Mourad e Dr. José Vanilton de Almeida responderam dúvidas dos participantes presenciais e online, com mediação do Dr. Antonio Geraldo dos Santos (secretário-geral do CRF-SP e coordenador do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde), ao centro da fotoOs ministrantes Dra. Amouni Mourad e Dr. José Vanilton de Almeida responderam dúvidas dos participantes presenciais e online, com mediação do Dr. Antonio Geraldo dos Santos (secretário-geral do CRF-SP e coordenador do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde), ao centro da foto

 

Dra. Amouni Mourad abordou a definição e conceito das dislipidemias, bem como os aspectos gerais dos lipídios e sua função no organismo, sendo os mais relevantes os fosfolípides, o colesterol, os triglicerídeos (TG) e os ácidos graxos (AG). “O colesterol é precursor dos hormônios esteroidais, dos ácidos biliares e da vitamina D. Além disso, como constituinte das membranas celulares, o colesterol atua na fluidez destas e na ativação de enzimas aí situadas”.

As dislipidemias podem ser de origem primária por questões genéticas, e secundária, neste caso ocasionadas por fatores como medicamentos (altas doses de diuréticos tiazídicos, betabloqueadores, corticoides e anticoncepcionais. Também podem ser provocadas em decorrência da obesidade, diabetes, hipotireoidismo e insuficiência renal crônica. 

Os farmacêuticos também detalharam os tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos, cujas informações podem ser encontradas no fascículo sobre o tema, que também dedica capítulos especiais à orientação farmacêutica a pacientes com dislipidemias, consulta farmacêutica, exames laboratoriais e pacientes que requerem atenção especiais, além de outros importantes tópicos. 

Clique aqui e faça download do XII Fascículo da série Farmácia Estabelecimento de Saúde “Cuidados Farmacêuticos em dislipidemais”

 

Membros do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde: Dr. Júlio Pedroni; Dr. Rodinei Vieira Veloso; Dra. Vanessa Farigo; Dr. Antonio Geraldo Santos; dra. Reggiani Schinatto; Dr. José Vanilton de Almeida e Dr. Adriano FalvoMembros do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde: Dr. Júlio Pedroni; Dr. Rodinei Vieira Veloso; Dra. Vanessa Farigo; Dr. Antonio Geraldo Santos; dra. Reggiani Schinatto; Dr. José Vanilton de Almeida e Dr. Adriano Falvo

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS  

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.