CRF-SP esclarece dúvidas sobre automedicação no programa BemEstar, da Rede Globo

 

Dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SPDra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SPSão Paulo, 7 de novembro de 2017.

A assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, juntamente com o assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Tarcísio Palhano, participaram na manhã desta terça-feira, 7, do Programa BemEstar, da Rede Globo, que dedicou quase toda a programação aos riscos da automedicação. 

Para apresentar o tema, o programa divulgou dados de uma pesquisa realizada por cinco universidades brasileiras que ouviu mais de 8 mil usuários do SUS em 272 cidades de todo o Brasil. O levantamento revelou que quase 10% da população usa cinco ou mais medicamentos por dia. As doenças que mais levam as pessoas a utilizarem medicamentos são colesterol alto, hipertensão, reumatismo, depressão e diabetes. 

No entanto, estima-se que todos os dias uma pessoa morre por uso inadequado de medicamento. Falhas humanas e de processos estão por trás destes eventos, que podem gerar danos de diversas gravidades em uma pessoa.

Os farmacêuticos convidados fizeram diversos alertas e responderam dúvidas enviadas ao programa, entre as quais sobre problemas relacionados à polifarmácia, prescrições ilegíveis, riscos na utilização de medicamentos com embalagens adulteradas, dicas de armazenamento, formas corretas de uso, principais interações, toxicidade e sobre o perigo de utilização de medicamentos indicados por leigos. 

Clique aqui e confira o programa BemEstar na íntegra

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.