Rádio do interior ouve CRF-SP sobre consultórios farmacêuticos


Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SPDr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SPSão Paulo, 06 de novembro de 2017.

A Rádio Novo Tempo, emissora do Vale do Paraíba, apresentou nesta segunda-feira (06) uma reportagem sobre a mudança do perfil das farmácias e dos serviços prestados nesses estabelecimentos, especialmente sobre consultórios farmacêuticos, uma realidade da assistência que já é praticada em muitas farmácias do país. Nesse espaço, o paciente tem um local adequado em que pode ser orientado sobre o uso de medicamentos e fazer o acompanhamento para alguns problemas de saúde.

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, foi entrevistado pela reportagem e esclareceu a importância da orientação farmacêutica no uso de medicamentos, além das informações que o médico passa para os pacientes. “O médico faz a prescrição do medicamento e oferece algumas informações, mas a forma de utilização e algumas interações medicamentosas que podem ocorrer nem sempre são faladas. O papel do farmacêutico é verificar a receita médica, se está adequada, se aquele medicamento não vai trazer nenhum problema para aquele paciente, de acordo com o que já está utilizando e orientar. Por muito tempo a farmácia foi vista como um ponto comercial. De um tempo para cá isso mudou e a farmácia já é vista como um estabelecimento de saúde”, disse o Dr. Marcos Machado.

O Dr. Tarcísio Palhano, assessor do CFF, também foi consultado pela reportagem e destacou as mudanças que foram implementadas nas farmácias do país após a publicação da Lei 13.021/14.

Clique aqui e ouça a reportagem da Rádio Novo Tempo.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP.

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.