Câmara de Taquarituba homenageia CRF-SP e faz moção de repúdio aos cursos de graduação no formato EaD na área da Saúde

Câmara de Taquarituba, interior do Estado de SPCâmara de Taquarituba, interior do Estado de SPSão Paulo, 3 de novembro de 2017.

O trabalho promovido pelo CRF-SP em favor da assistência farmacêutica integral, uso racional de medicamentos e de ações voluntárias como o Farmacêutico na Praça motivaram a Câmara de Taquarituba, interior de São Paulo, a realizar em outubro passado uma Moção de Congratulações à entidade, por iniciativa do vereador e também farmacêutico Dr. Éder Miano Pereira.

O ofício que apresenta a Moção tem como justificativas os “relevantes e imprescindíveis serviços são prestados pela referida instituição representativa dos profissionais farmacêuticos do Estado de São Paulo, dentre eles a luta pela aprovação da Lei Federal n°1321/2014, que dispõe sobre o exercício e fiscalização das atividades farmacêuticas reconhecendo a farmácia como estabelecimento de saúde. O Conselho Regional de Farmácia apoia a assistência farmacêutica integral, o uso racional dos medicamentos e a aproximação do profissional farmacêutico junto à população através de diversas ações, como por exemplo, “farmacêutico na praça”. Consideramos esse profissional imprescindível para a saúde pública, seja a nível municipal, estadual ou federal. A dedicação e o empenho desses voluntários são dignos de serem levados ao conhecimento de toda a nossa população. Seremos todos eternamente gratos a essas pessoas valentes e de valor inestimável”.

Não aos cursos de graduação EaD na sua totalidade

Na mesma sessão, também foram apresentadas uma Moção de Aplauso, também de autoria do Dr. Éder, que foi vice-diretor da Seccional de Avaré do CRF-SP em 2015, dirigida à farmacêutica Dra. Karina Perez Gabriel, servidora da Prefeitura de Taquarituba, em razão dos “relevantes serviços prestados à população pela Farmácia Municipal”, além da Moção de Repúdio aos cursos de graduação na área da saúde na modalidade em EaD na sua totalidade.

Como justificativa apresentada pelo vereador consta o fato de que “a exemplo dos cursos já em funcionamento nas áreas de enfermagem, educação física e serviço social, nota-se que os polos de EaD aparentemente não cumprem as exigências legais, não dispõem de equipamentos adequados e suficientes para atender o número de acadêmicos e não são fiscalizados de forma eficaz (apenas por mínima amostragem). ”

Ao centro, a diretora regional de Avaré, Dra. Mauren Estavam, durante sessão na Câmara de Taquarituba em que foram emitidas as moções de congratulações ao CRF-SP, de aplauso a uma farmacêutica atuante no serviço público e de repúdio aos cursos de graduação EaD na área da saúdeAo centro, a diretora regional de Avaré, Dra. Mauren Estavam, durante sessão na Câmara de Taquarituba em que foram emitidas as moções de congratulações ao CRF-SP, de aplauso a uma farmacêutica atuante no serviço público e de repúdio aos cursos de graduação EaD na área da saúde

O CRF-SP foi representado durante a sessão pela diretora regional de Avaré, Dra. Mauren Luciana Estevam, e pelo coordenador do Comitê de Assuntos Interinstitucionais, Dr. Carlos Morales. Na avaliação da Dra. Mauren, as moções propostas pelo vereador reforçam o trabalho do farmacêutico no serviço público e também o trabalho do Conselho pela valorização e reconhecimento desse profissional em todas as áreas de atuação. “Como voluntária, fico muito feliz com o destaque dado à entidade e me senti honrada em poder representar a diretoria na sessão da Câmara Municipal de Taquarituba. Ainda, a mobilização contra a graduação em EaD na área da saúde vem se juntar a vários outros manifestos semelhantes apoiados pelo CRF-SP e é fundamental para mostrar que a população, representada pelo poder Legislativo, está preocupada com a qualidade dos profissionais que podem se formar nesta modalidade. ”

Clique aqui para visualizar a Moção de Congratulações 22/2017