Simpósio conscientiza profissionais de saúde para mudança de estilo de vida

O secretário de saúde, David Uip, e Dra. Floracy Gomes RibeiroO secretário de saúde, David Uip, e Dra. Floracy Gomes RibeiroSão Paulo, 26 de setembro de 2017.

Em mais uma ação do Grupo Técnico Interprofissional (GTI), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), foi realizado na segunda-feira (25/09) a primeira edição do Simpósio de Saúde e Bem-Estar. O evento reuniu representantes das 14 profissões da área da saúde com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde da importância da vida saudável e busca pelo seu próprio bem-estar através de mudanças de hábito, passando a ser exemplos e transmissores do conhecimento adquirido, melhorando assim a qualidade de vida da população.

Os temas escolhidos foram sugeridos para ampliar os conhecimentos e reflexão sobre a necessidade da vida saudável, mudança de estilo de vida e hábitos através da alimentação, atividade física e cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Na programação o evento contemplou temas sobre medicina integrativa, stress no ambiente de trabalho, vivências no Sistema Único de Saúde, e palestras interativas balanço de vida e satisfação que contemplaram consciência financeira e consumo sustentável e ainda oficinas nos eixos “Exercício físico e relacionamento mental e espiritual” e “Nutrição e peso”. Em paralelo aos debates, houve uma exposição sobre nutrição e peso.

O CRF-SP foi representado pela Dra. Lígia Costa, coordenadora de fiscalização externa do CRF-SP e membro Grupo Técnico Interprofissional (GTI) desde sua criação, em 2014. A abertura do evento contou com a presença do Dr. David E. Uip, secretário de estado da Saúde e Dra. Floracy Gomes Ribeiro, coordenadora do GTI SES-SP.Público representado pelos 14 conselhos das profissões de saúdePúblico representado pelos 14 conselhos das profissões de saúde

Em suas considerações, a Dra. Floracy enfatizou a satisfação em realizar o evento. “A expectativa é que todos se sintam bem-vindos, acolhidos e que se permitam relaxar, conhecer o que nos faz bem e tomarmos consciência de cuidarmos de nós mesmos em primeiro lugar”, comentou.

O secretário de saúde, David Uip, contou como superou problemas pessoais de saúde e sobre a importância da espiritualidade para o equilíbrio físico e mental. “Muitas vezes somos traídos pela arrogância e precisamos ter a consciência que, para cuidar dos outros, preciso estar devidamente cuidado“.

GTI

O Grupo Técnico Interprofissional - GTI, foi criado para promover a articulação de ações educativas, de promoção de saúde e gestão de qualidade da assistência à saúde no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. É composto por representantes dos Conselhos Regionais dos Profissionais de Saúde com a finalidade de integrar a atuação destes diferentes agentes, subsidiando tecnicamente a articulação das ações de promoção da saúde, educativas e gestão da qualidade da assistência. O Grupo Técnico tem caráter consultivo e natureza técnica, permitindo a seus membros colaborarem com a Secretária de Estado da Saúde em projetos específicos.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP