CRF-SP homenageia farmacêuticos e outros profissionais 

 

São Paulo, 26 de setembro de 2017. 

A noite de 22 de setembro foi marcada por homenagens a farmacêuticos e profissionais que contribuíram para o fortalecimento e a valorização da profissão farmacêutica. A Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista 2017, celebrada no plenário principal da Câmara Municipal de São Paulo, comemora o dia 25 de setembro, Dia internacional do farmacêutico.  

Criada em 2014, pela Deliberação nº 122/14, a Comenda tem por objetivo condecorar farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-SP. 

Os contemplados de 2017 foram Dra. Ana Maria Pellim, Dr. Fabio Manfrinato, Dr. Luiz Cavalcante, Dra. Simone Lisot e o Deputado Carlos Neder. Dra. Suely Vilela recebeu a Comenda em 2016, mas não pode comparecer, então foi homenageada na cerimônia deste ano. 

A mesa de abertura contou com o deputado estadual Carlos Neder vereadora e vice-presidente da Câmara, Edir Sales que fez questão de ressaltar que se sente farmacêutica, por tamanha familiaridade e identificação com as causas da profissão. “Criamos a Semana do uso racional de medicamentos para alertar sobre os riscos da automedicação, estamos lutando para a aprovação do Projeto que libera as vacinas em farmácias e também pela inclusão do Congresso Paulista de Farmacêuticos no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo”.  

Dr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Dra. Raquel Rizzi e Dr. Marcos Machado Ferreira. Ao lado, a diretoria do CRF-SP com a vereadora Edir SalesDr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Dra. Raquel Rizzi e Dr. Marcos Machado Ferreira. Ao lado, a diretoria do CRF-SP com a vereadora Edir Sales

Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP, ressaltou que a comenda tem um título de virtude dado a pessoas com reconhecimento público pelas suas atividades, o que inclui postura ética e destacada liderança diante dos grandes acontecimentos, lutas registradas na história da farmacia e do país. “O plenário do CRFSP tem orgulho, por meio dessa distinção de mérito, de demonstrar reconhecimento e consolidar os exemplos que juntos orientam a construção de um futuro melhor. Nesses anos tive a honra de entregar esse reconhecimento a personalidades importantes e, mais orgulho ainda, por estarem entre elas grandes amigos e colaboradores que caminhei junto em diversas jornadas. A vice-presidente, Dra. Raquel Rizzi, destacou que é um meio de retribuir de forma simbólica, de agraciar as pessoas que fizeram a profissão crescer". 

Para o Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP, a Comenda foi pensada nessa gestão para homenagear colegas que têm serviços prestados à profissão, quando pensamos nisso era para homenagear os colegas de São Paulo, mas a Comenda tem crescido e procuramos homenagear profissionais e até os que atuam dentro do Conselho". Já Dr. Antonio Gerlado dos Santos, secretário-geral, o reconhecimento é pelos valores que construíram ao longo do tempo e hoje as pessoas mais jovens podem usufruir de uma profissão melhor. É uma obrigação do CRF-SP e isso engradece o Conselho e a profissão, estamos num país com a crise em que vivemos, a falta de ídolos e de pessoas que são comprometidas com a profissão. Estamos em um momento em que as instituições são somente criticadas então temos de valorizar as pessoas que fazem". 

Todos os homenageados com a diretoria do CRF-SPTodos os homenageados com a diretoria do CRF-SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira os homenageados

Deputado Carlos Neder - Médico, ex-secretário de saúde e vereador de São Paulo, o deputado estadual possui importantes contribuições voltadas para profissão farmacêutica. Uma das proposituras de sua autoria é o PL 129/2013 (em tramitação), que institui obrigatoriedade das unidades de saúde que tenham farmácias ou dispensários de medicamentos manterem profissional habilitado e inscrito no Conselho Regional de Farmácia, disciplina a política de assistência farmacêutica no Estado de São Paulo. A mais recente propositura que tramita em caráter ordinário na Assembleia Legislativa é o PL 710/2016, que proíbe o funcionamento de cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional voltados à formação de profissionais da área de saúde na modalidade de ensino à distância (EAD) no Estado.

“O Brasil passa por uma grave crise econômica, ética e política, o parlamento é a instituição pior avaliada e a saúde é de longe o que mais aflige a população, os alicerces do SUS e da seguridade social estão colocados em risco. Dessa forma, a escolha de um parlamentar que escolheu circunscrever sua atuação na esfera pública é um fato e esperamos ser úteis na definição de novos marcos legais para áreas de políticas essenciais em sintonia com os conselhos profissionais, universidades, centros de pesquisa e cidadãos em geral”.  

Deputado estadual Carlos Neder Deputado estadual Carlos Neder

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Maria Pellim- Farmacêutica com 18 anos de experiência em cargos de gerência na indústria e 22 anos como consultora para as áreas de qualidade e regulatória para indústria farmacêutica e áreas afins, farmácia de manipulação e farmácia hospitalar, a Dra. Ana Maria Pellim é uma importante referência para o setor regulatório e de qualidade. Também atuou em entidades farmacêuticas, tendo sido conselheira e diretora do CRF-SP, conselheira federal por São Paulo e diretora da União Farmacêutica de São Paulo (Unifar).

“Podemos resumir em uma palavra: emoção. Não esperava receber esse prêmio e fiquei realmente emocionada, por mais que a gente trabalhe, se dedique a profissão, esperar um prêmio não é sempre que temos isso em mente, esse não é o nosso objetivo, eu já participei de vários eventos, mas é diferente quando você está na posição de homenageada”.

Dra. Ana Maria Pellim Dra. Ana Maria Pellim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luiz Cavalcante - Natural de Ladainha (MG), ingressou no curso de Farmácia na Faculdade de Farmácia de Odontologia de Ribeirão Preto em 1970 e especializou-se em Farmácia Hospitalar. Atua como consultor farmacêutico, ministrou palestras sobre temas diversos para médicos, dentistas, nutricionistas e educadores físicos em entidades como Associação Médica do Instituto Hilton Rocha (Belo Horizonte - MG), Associação Médica de Minas Gerais, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Clínica de Endocrinologia da Santa Casa de Belo Horizonte e para o Instituto Racine. 

“São 44 anos de uma carreira ininterrupta. Quando criança trabalhei em uma farmácia em Teófilo Otoni e o farmacêutico fazia tintura de iodo, mercúrio cromo. O meu trabalho era lavar os vidrinhos de penicilina e esterilizar, ele fazia e eu só embalava. Ele fazia naqueles cálices de porcelana, colocava o rótulo com carimbo, um papel manteiga e codornet para dar um nó. Eu me sentia entusiasmado por ajudar a fazer remédio, isso me despertou para escolher a Farmácia, dou graças a Deus ter passado e se outra vez eu tivesse de escolher ou se dez vezes eu viesse a esse mundo, dez vezes eu seria farmacêutico. 

Dr. Luiz Cavalcante Dr. Luiz Cavalcante

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fabio Manfrinato - Bauruense, farmacêutico-bioquímico pós-graduado em marketing, foi diretor da Seccional de Bauru do CRF-SP por oito anos.Foi pentacampeão mundial de luta de braço. É regionalmente conhecido pelo trabalho que desenvolve há anos em favor da inclusão das pessoas com deficiência e idosos. Entrou para a vida pública e foi o vereador mais votado da história de Bauru em 2012, obtendo quase oito mil votos. Em 2016, superou seu próprio recorde e novamente foi o vereador mais votado com 10.254 votos.

“Pensei em fazer Farmácia porque queria algo de melhoria na vida das pessoas, sempre tive isso como meta, então escolhi uma profissão de coração e na sequência da minha vida escolhi partir para a vida pública pelo mesmo motivo, a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tive muitas oportunidades, continuo tendo e acho muito justo proporcionar essas oportunidades para o maior número de pessoas, sempre vou estar disponível para ajudar. CRF-SP muito obrigado por essa homenagem, muito honrado e muito emocionado”.  

Dr. Fabio ManfrinatoDr. Fabio Manfrinato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Simone Lisot - Piracicabana por adoção e paulista de coração, nasceu em Videira (SC), entrou no CRF-SP em 1995 e, desde 2010, é superintendente-geral do maior Conselho Regional de Farmácia brasileiro, o CRF-SP. Graduada em Farmácia e Bioquímica em 1994, com especialização em Farmácia Homeopática, possui MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde.

“Tamanha distinção nunca foi por mim esperada, não estaria aqui se não fosse pelas pessoas excepcionais que fazem parte da minha vida. Não consigo expressar gratidão suficiente a todos os meus colegas de trabalho, nada se constrói sozinho sem o apoio de uma equipe ao meu lado. E para minha família dizer o que? Não encontro palavras que expressem meus sentimentos. Eu tenho minha principal fonte de carinho e amor, compreender minhas ausências em momentos importantes, entenderem minha paixão. Desde 95 vejo de perto o quanto o CRF-SP tem conseguido o fortalecimento e a valorização do farmacêutico, acompanho o desenvolvimento das áreas administrativas desde 2006, a maior e a inserção do farmacêutico nas mais de 70 áreas de atuação, o empenho do CRF-SP na defesa da saúde e da sociedade, continuo acreditando na minha profissão e nos princípios do CRF-SP desde o dia que eu entrei, o sentimento que aflora é o de responsabilidade por ser escolhida entre tantas pessoas que contribuem para a profissão”. 

Dra. Simone Lisot Dra. Simone Lisot

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Suely Vilela - Farmacêutica, graduou-se em 1974, obteve os títulos de mestre e de doutor em Ciências (área de Bioquímica) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, onde também realizou o pós-doutorado. Formou mestres, doutores e supervisionou pós-doutorandos. Publicou artigos científicos em periódicos internacionais. Exerceu vários cargos acadêmicos e administrativos, entre os quais se destacam o de diretora da FCFRP-USP, pró-reitora de pós-graduação e de reitora da Universidade de São Paulo.Atualmente é professora titular da FCFRP-USP, bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Secretária Municipal de Educação da cidade de Ribeirão Preto (SP). “É uma honra eu fui reitora da usp, recebi várias homenagens no brasil e no exterior, mas ser reconhecida pelos farmacêuticos que é a minha profissão tem outro significado, é muito mais expressivo”. 

Dra. Suely Vilela Dra. Suely Vilela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

Thais Noronha (colaborou Monica Neri)

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.