Farmacêuticos prestaram serviços em 27 locais no Estado 

 

Ação aconteceu no vão livre do MaspAção aconteceu no vão livre do MaspSão Paulo, 21 de setembro de 2017.

As comemorações pelo dia internacional do farmacêutico, comemorado em 25/09, começaram em grande estilo com mais de 185 mil atendimentos durante diversas edições do Farmacêutico na Praça. Em São Paulo, a ação aconteceu na terça-feira, 19/09, no vão livre do Masp, na avenida Paulista e contou com cerca de 15 mil serviços prestados como aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, teste de hepatite C, orientação sobre obesidade, tabagismo, homeopatia e uso de medicamentos, além da avaliação de exames laboratoriais. 

Entre sábado e domingo (16 e 17/09), os farmacêuticos voluntários prestaram serviços em 25 cidades em todo o Estado, as ações foram organizadas pelas seccionais do CRF-SP em locais de grande circulação de pessoas. Uma oportunidade de mostrar à população os serviços prestados na farmácia, além de ratificar o papel do farmacêutico. 

Voluntária na ação do Masp, Dra. Letícia Aparecida Cunha, que atua em manipulação, orientou a população sobre cuidados com a obesidade. “Estamos medindo o IMC (índice de massa corpórea) e orientamos o paciente sobre alimentação e atividade física. A maioria está com sobrepeso, em especial as mulheres, dificilmente passou algum paciente com peso normal. Esse contato com o paciente é muito importante para a nossa profissão”.  

Assim que detectassem alguma alteração nos índices tanto na aferição de pressão ou glicemia, os farmacêuticos orientavam o paciente a procurar atendimento médico. Foi o que aconteceu com o pintor Silvestre Rosa, que apresentou pressão muito alta e foi encaminhado ao hospital. “Estava indo ao parque e resolvi parar aqui, por surpresa minha pressão está 20x9, nunca saberia que estava tão alterada se não estivesse vindo aqui. Ache ótimo saber que também posso verificar a pressão na farmácia”.  

Ao participar da primeira vez do Farmacêutico na Praça, Alana Mara Gasparini, acadêmica de Farmácia, destacou a importância dessas ações para se aproximar do paciente. “Fazer parte de iniciativas como essa contribuem para o contato direto com as pessoas, com certeza já quero voltar”. 

 

 

Dra. Stefany Costa Viana, farmacêutica há 4 anos, especialista em farmácia hospitalar e clínica, aluna de mestrado com ênfase em envelhecimento, orientou os idosos sobre diversos cuidados. Ela, que também integra o Grupo Técnico de Atenção ao Idoso do CRF-SP, destacou que no idoso há diferentes situações em comparação à população jovem. “Precisamos observar o uso de medicamentos em idosos, interação, reação adversa e até o próprio contexto em que ele se insere, que faz toda a diferença. Ela ressalta ainda que normalmente as quedas envolvem diversas condições não apenas pelo uso de medicamentos ou pelo problema de saúde. “Às vezes, o ambiente é inadequado, no entanto muitos estudos mostram que o uso de anti-hipertensivos, antidiabéticos, e principalmente, o uso de benzodiazepínicos são os principais causadores de quedas pela sonolência que causam”. 

Ao passar pelo Masp, Nilson Crespan, 53 anos, resolveu participar. “Eu tomo medicamento para pressão todos os dias, aproveitei e medi a glicemia, está tudo certo. Fui orientado a perder peso, porque estou quase obeso e vou tentar seguir. Sempre tive uma vida saudável, mas parei de fazer atividade física por falta de tempo”.  

O CRF-SP agradece a todos os farmacêuticos e acadêmicos voluntários que participaram na capital e diversas cidades do Estado. 

 

Clique aqui para visualizar fotos das ações em todo o Estado

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.