Substância obtida por meio da maconha será tema do Congresso


Debate sobre vantagens e riscos do canabinóide na terapêutica

São Paulo, 4 de setembro de 2017.

O tratamento para diversas doenças por meio do canabidiol, substância obtida à base da maconha, tem se mostrado controverso no meio científico por ser um tratamento que apresenta benefícios, mas também desvantagens aos pacientes. Com o objetivo de aprofundar o debate, o XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo oferecerá a mesa-redonda Uso de Canabinoide na Terapêutica, reunindo especialistas favoráveis e contrários ao uso da substância. A atividade acontecerá no dia 8 de outubro, das 9h às 11h e terá a presença do Dr. Anthony Wong, Dr. Francisco Silveira Guimarães e Dra. Sonia Maria Dozzi Brucki.

Um dos toxicologistas mais reconhecidos no Brasil, Dr. Anthony Wong explica que nos últimos 20 anos o canabinoide tem sido estudado em alguns países do mundo, onde foram descobertos tratamentos para algumas doenças, especialmente dores neupáticas, espasmos e melhora na qualidade do sono em pacientes com lesão medular, doenças autoimunes, ansiedade, glaucoma, dentre outras. “A substância mostrou algumas vantagens, mas é necessário também apresentar seus riscos associados. É uma substância que leva à dependência e que provoca alterações psíquicas”, alertou.

O especialista lembra que no Brasil, a pesquisa da substância é primitiva e que pacientes que optam por esse tratamento precisam importar os medicamentos, que são de alto custo. 

O XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo é o maior evento farmacêutico da América Latina e acontece no período de 6 a 8 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, Capital. Em paralelo acontecerá o XI Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas, com a presença de ministrantes expoentes em suas áreas de atuação, trazendo a experiência de seus países, e a EXPOFAR 2017, feira que reúne grandes redes, indústrias e empresas do setor farmacêutico.

Clique aqui e veja a programação do Congresso.

Não perca tempo! Inscreva-se já!

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.