25ª Semana Mundial da Amamentação

 

CRF-SP participa de encontro sobre amamentação na Zona Leste


Proteger a amamentação, construindo alianças sem conflito de interesseProteger a amamentação, construindo alianças sem conflito de interesseSão Paulo, 7 de agosto de 2017.

Para lembrar a importância da amamentação e o Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto), o CRF-SP integrou as comemorações da 25ª Semana Mundial da Amamentação durante o evento “Juntos pela Amamentação”. O encontro reuniu profissionais de saúde e a população de São Mateus, na sede da igreja Assembleia de Deus, na zona leste de São Paulo, na sexta-feira (04).

Com o tema “Proteger a amamentação, construindo alianças sem conflito de interesse”, a campanha teve o objetivo de debater a importância do tema e incentivar políticas públicas sobre o aleitamento na região. 

Os farmacêuticos da saúde pública da Zona Leste estão envolvidos na campanha e estiveram presentes no encontro. O CRF-SP foi representado por sua diretora regional, Dra. Alessandra Brognara, que participou da mesa de abertura, ao lado de representantes do poder público e gestores de saúde da cidade de São Paulo. O presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, também prestigiou o encontro.Dra. Alessandra Brognara, diretora da seccional Leste do CRF-SPDra. Alessandra Brognara, diretora da seccional Leste do CRF-SP

“Estou aqui como mãe para falar desta data importante para os farmacêuticos que abraçaram a causa do aleitamento materno. Pela primeira vez os farmacêuticos estão representados, trabalhando na orientação e fazendo parte desta ação como profissionais da área da saúde. Esta é uma conquista que irá engrandecer a nossa profissão”, falou a Dra. Alessandra Brognara.

Segundo a Dra. Thais Helena Lot, coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública da seccional Leste, o CRF-SP está estreitamente ligado à campanha, além de oferece cursos para farmacêuticos visando o manejo de gestantes, saúde da mulher e amamentação. “A importância de o farmacêutico estar inserido na ação, está na sua capacidade de oferecer orientação e na intervenção dos medicamentos que a mãe toma. É o profissional da saúde que está na linha de frente, que tem mais acesso aos pacientes”, comentou.

Farmacêuticos da Zona Leste engajados na campanhaFarmacêuticos da Zona Leste engajados na campanhaA Dra. Camila Angelo, farmacêutica da UBS CDHU Palanque, contou que estruturou sua equipe para a atuação na questão do aleitamento em duas diretrizes, ações educativas para o comércio e ações para a população. “Nós usamos o comercio como porta de entrada porque os nossos pacientes são clientes do comercio”, comentou.

Além da orientação, os farmacêuticos fizemos ações dentro as unidades de saúde para arrecadação de chupetas e mamadeiras, incentivando a criança a largar esses bicos e desencorajando a mãe a oferecê-los, além de destinar os resíduos desse material para reciclagem e contribuindo com o meio ambiente.

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS