Ciclo de palestras debate ensino à distância, piso salarial e outros temas

 

São Paulo, 31 de julho de 2017

As primeiras cidades a receber a palestra do XVII Encontro Paulista de Farmacêuticos foram Bauru, Campinas, Araraquara e Sorocaba. O encontro, que percorrerá todas as seccionais do CRF-SP até o final de outubro, tem como característica estimular o debate entre os farmacêuticos da região e a diretoria do CRF-SP. Em pauta, temas como piso salarial, regulamentação do técnico de Farmácia, graduação em formato 100% EaD e demais demandas locais.

Em Bauru e Campinas, a palestra foi apresentada pelo Dr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro, já em Araraquara e Sorocaba as informações foram passadas pelo presidente, Dr. Pedro Eduardo Menegasso. Em ambas as palestras, os participantes conheceram as atribuições do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais, criado pelo CRF-SP em 2014 com o objetivo de ser um canal de comunicação com o farmacêutico que pretende relatar alguma infração às leis trabalhistas, falta de autonomia profissional, obrigatoriedade de meta de venda, desvio de função, condições ergonômicas inadequadas e muitos outros. Os diretores destacaram que o papel do CRF-SP não é alterar salário, atuação que compete ao Sindicato, mas apoiar ações que possam auxiliar nessa negociação.

A graduação em Farmácia no formato 100% EaD também foi motivo de discussão entre os farmacêuticos que ficaram indignados com a possibilidade de formação à distância. Hoje, o Brasil é o segundo país com mais cursos de Farmácia no mundo, atrás apenas da Índia. São 602 cursos de Farmácia presenciais no Brasil, sendo que 137 em São Paulo, já em formato EaD são 11 no país e seis em São Paulo, ou seja, 7 mil vagas autorizadas e a possibilidade da população ser atendida por profissionais sem formação adequada.

Outro assunto em debate foi a regulamentação dos técnicos em Farmácia, tendo em vista que não são inseridos na categoria dos profissionais arrolados pela lei reguladora do exercício profissional. Os diretores também chamaram a atenção para posts em redes sociais que infringem o código de ética, além de prescrições ilegíveis que são colocadas na internet solicitando opiniões de terceiros.

O Encontro acontece em todas as seccionais do CRF-SP. Confira as próximas datas e locais e participe! É o momento de contribuir com o fortalecimento da profissão, debatendo e sugerindo soluções para assuntos fundamentais ao exercício profissional http://bit.ly/2tLTOlS.

 

Bauru

 

 

  

 

Campinas

 

 

Araraquara

Sorocaba

 

 

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.